Infeliz a terra que precisa de heróis

A frase, título desta crônica, foi extraída da peça “Vida de Galileu”, de Bertolt Brecht.

É a réplica de Galileu à reação de Andrea Sarti, filho da governanta Dona Sarti, seguidor e admirador dos ideais de Galileu.

Galileu, perseguido pela inquisição e após 23 dias de cárcere, nega todas suas ideias e estudos de heliocentrismo.

Andrea, revoltado com a decisão de Galileu, recebe o mestre com a frase: “Infeliz a terra que não tem heróis”

Infeliz a terra que precisa de heróis. Infeliz a organização que precisa de heróis.

Líder não é herói. Liderar não é ato heroico.

Liderar é capacitar times para terem independência. Desenvolver competências, ampliar capacidades de planejamento e execução, incentivar tomadas de decisões mesmo, e principalmente, na ausência do líder.

Galileu prosperou sem Galileu.

Mas talvez não haja nada de novo ou inspirador até aqui. Você já deve ter lido muito sobre isto em outros lugares. Deve ter ouvido em muitos workshops ou cursos de liderança com esta ou aquela roupagem.

Porém, minha proposta aqui é outra: EXERCITAR A REFLEXÃO. Enxergar a evidencia silenciosa, como nos alerta Nassin N. Taleb.

Perguntado por outra liderança sobre meus principais desafios respondi de maneira muito simples: Meu desafio é facilitar o trabalho do meu time. É facilitar a vida das pessoas para que elas possam exercer a plenitude de suas competências.

Simplicidade, o último degrau da sabedoria.

Reconhecer que dentro de seu time existem pessoas com competências e conhecimentos maiores e mais necessários ao sucesso do negócio. Ao Líder cabe o papel de desenvolver o ambiente favorável para que todas estas competências possam surgir e colaborar com o negócio, e não o papel de Salvador da Pátria, que cabe ao Herói.

Desafio da Liderança Colaborativa. Tema abordado com excelência por Lorna Davis, Ex CEO da Danone Wave: Entender que a perspectiva de todos pode ser muito valiosa. Compartilhar com todos o propósito de seu negócio.

É por isto que estamos aqui. É por isto que nos movemos. Por um propósito.

Aqui temos SIM uma grande contribuição do herói: O PROPÓSITO!

Ter uma visão significa enxergar o que você deseja ser, ter um horizonte, ou de um modo simplista e lúdica: “O que você quer ser quando crescer”. Ter um propósito é ter uma razão pela qual você existe. A sociedade reconhece seu propósito, o mercado reconhece seu propósito, seus times reconhecem seu propósito.

Ter um propósito gera vantagem competitiva.

Infeliz a terra que não tem um propósito.

E se você ainda tem dúvidas sobre o propósito de sua liderança, segue uma frase inspiradora que adoro repetir para todos, dia a dia:

Estou aqui para lhe servir!