DIA DE FINADOS
Lembranças em abraços, saudades e lágrimas em meio ao silêncio respeitoso que se faz presente. A memória busca em seus arquivos empoeirados recordações com os melhores e inesquecíveis momentos, que passam em grande velocidade como se fosse um filme. As manchas, nódulos, mágoas e feridas são preteridas, descartadas, importa somente o que foi bom.
Quem já partiu virou invisíveis partículas fotografadas pela mente, em plena contemplação do vazio; quem ainda aguarda a condução para levá-lo, passagem só de ida perceptível na idade, no rosto sulcado, nas mãos enrugadas, senta à espera. Em breve embarcará numa viagem sem volta. No instante, chora a ausência, mas logo ele mesmo será saudade. E por ele outros chorarão na fila de embarque.
Nos olhares dos muitos aqui por enquanto percebe-se arrependimento por palavras ditas e sentimentos jamais proferidos, perdões não pedidos ou que foram negados, carinhos suprimidos, amores postergados e depois calados para sempre porque deixaram de ser confessados. Oh, dor!
Todos gostariam de voltar no tempo para contornar gestos e atitudes, para desfazer ressentimentos, apagar injúrias, resolver pendências, derrubar injustiças. Sabem que é impossível, por isso e tantos outros motivos dobram-se às lágrimas, entregam-se ao pranto. Tanta coisa poderia ter sido feita, quantos beijos tiveram oportunidades de trocar, os "eu te amo" que quiseram falar antes de dormir, mas seguraram o ímpeto, adiaram para outras noites...que não vieram nem virão.
No dia de hoje nem os pássaros voam, o espaço está deserto, desprovido de vida. A ventania intrigante é a única voz dissonante a esbravejar, balançando os galhos e as folhas das grandes árvores. A natureza parece compreender que este dia amanheceu somente para chorar, despertar remorsos adormecidos, talvez também na tentativa de lembrar aos vivos conscientes e aos idiotas orgulhosos a brevidade do ser humano, que daqui nada se leva, tudo que foi conquistado fica, o féretro carrega unicamente voce.
Penso que decerto a nos dizer para marcar nossa passagem neste plano com firmeza de caráter, bondade, amor ao próximo, auxílio aos necessitados, pacificação, atitudes nobres, amor, muito amor, o ágape, o nascido do divino, o oriundo do coração de Deus.