Por Que Detesto Flamenguistas
Há várias maneiras de se praticar idiotices, uma delas é ser torcedor fanático de um time de futebol. Veja, torcer para o Flamengo é uma coisa, ser flamenguista é outra. Do mesmo modo que santistas e gremistas. Ou mesmo palmeirenses ou atleticanos. O fato é que o fanatismo cega e produz desdobramentos bizarros - como as ambulâncias e ônibus incendiados, entre outros atos de vandalismo, em razão do mais recente rebaixamento do Santos Futebol Clube.
Vamos combinar: quando um idiota, digo, cidadão declara que em suas veias corre sangue preto e branco, ele já ultrapassou os limites aceitáveis da passionalidade. Os limites, por exemplo, entre TORCER para o Corinthians e SER corintiano. O primeiro pressupõe um sujeito equilibrado, ponderado, livre, possuidor de análise crítica e opinião independente e isenta. O segundo é apenas um fantoche que grita, chora, baba e comete qualquer desatino em nome de uma entidade que sequer suspeita da sua existência. Basta verificar a nula influência que qualquer eventual centena de títulos acumulados por um clube de futebol possa exercer sobre o cotidiano do seu respectivo torcedor. E infelizmente - com permissão do trocadilho - esses limites não são ultrapassados apenas dentro das quatro linhas do futebol.
Por aqui - muito infelizmente - também na política caímos na armadilha da criação de ídolos e nos permitimos experimentar um fanatismo tolo - não por ideias ou ideais, mas por pessoas de carne e osso, não raro mais limitadas do que eu ou você, caro leitor. Não se conta até três para que um idiota, digo, cidadão, doe um rim, um fígado, um coração, ou saia em defesa alucinada de um político, se auto denominando lulista, petista, bolsonarista, esquerdista, direitista ou qualquer outro "ista" que o municie de ódio, intolerância e teorias da conspiração que sirvam de lastro para o perpétuo surgimento de lunáticos que se auto proclamam "salvadores da pátria". E não tenho dúvidas de que isso vem minando o nosso poder de transformação positiva enquanto conspira, como temos visto, contra o nosso verdadeiro progresso social.
Então, estamos conversados: abaixo flamenguistas, petistas ou bolsonaristas! Abaixo engajamentos cegos e manipulados. Abaixo o "eles começaram primeiro" ou o "eles também erram". Abaixo a audiência ingênua apenas para os canais e publicações que dizem apenas coisas com que concordamos ou queremos ouvir. Abaixo "xingar a mãe do bandeirinha" só porque o impedimento (justo) prejudicou o nosso time. Podem me citar.