Artista ou Criadora de Conteúdo?
Mariana fez um texto inspirador e um desenho lindo, publicou em suas redes sociais, mostrou para seus familiares, estava orgulhosa. Ela passava por um momento difícil e esse pequeno feito lhe trouxe um pouco de felicidade. Poucas pessoas curtiram seu texto e desenho, e da sua família, apenas sua mãe elogiou seu trabalho. Mas Mariana estava orgulhosa e feliz com sua arte, mesmo que poucos a tenham apreciado.
Mariana estava deprimida por muitos motivos, sua vida estava caótica e ela se sentia um fracasso, mas, ao olhar para suas artes, ficava feliz, pensava consigo: “Talvez eu não seja um fracasso total”. Sentia prazer em criar e em ver o resultado. Mesmo com apenas 5 curtidas em sua postagem e o elogio apenas de sua mãe, Mariana estava feliz e orgulhosa.
Certo dia, Mariana estava ociosa e decidiu rolar os feeds de suas redes sociais… foi bombardeada de informações sobre outros artistas, admirou suas artes e seguiu muitos deles para se inspirar e apenas admirar.
Outro dia ocioso e triste para Mariana, estava deprimida, com muitos problemas pessoais… sabe aqueles dias em que nos sentimos fracassados em tudo? Então Mariana resolveu rolar os feeds de suas redes sociais em busca de inspirações e para admirar as obras de outros artistas… novamente, foi bombardeada de informações... Desta vez, o que chamou atenção de Mariana foram os números, números de curtidas e seguidores de todos que ela seguia ou apareciam em seu feed. Ela olhou suas próprias postagens de todos os seus textos e desenhos, viu seus números de seguidores e curtidas… foi inevitável para ela se comparar e então questionar seu valor. Ela ficou ainda mais deprimida, pensou que provavelmente estava apenas passando vergonha na internet publicando suas artes. Pensou consigo: “As pessoas devem me achar uma boba e apenas ignorar meu perfil, eu devo ser uma péssima artista.”
Olhar as redes sociais passou a ser doloroso, ver outros artistas não a inspirava mais, pois o sentimento de fracasso decorrente da comparação ressoava mais alto.
Mariana ficou ansiosa e decidiu que precisava provar seu valor, pesquisou como aumentar seus seguidores, como atrair o público, e tentou colocar em prática. Ela iniciou uma corrida frenética e diária, escrevia textos, fazia desenhos e vídeos todos os dias, tudo para atrair seguidores e provar para si que sua arte tinha valor também. De repente, Mariana não escrevia ou desenhava apenas o que sentia e desejava, ela estava fazendo coisas que a maioria faz, era a mesma “receita de bolo” todos os dias. Foi de artista para “criadora de conteúdo” e sua “arte” virou apenas entretenimento. Mariana ganhou alguns poucos seguidores mas se sentia triste sempre que perdia algum. Sempre que entrava em suas redes sociais e ganhava seguidores, ficava feliz, mas quando perdia, ficava triste. Não sabia mais se sentia prazer na sua arte ou na validação. Um dia em que recebesse poucas curtidas e perdesse seguidores, era um dia ruim para Mariana.
Números, números… tudo o que lhe importava eram os números, sua felicidade baseava-se neles.
Mariana estava em uma corrida interminável da qual não sabia qual era o ponto de chegada, quem são os adversários, e muito menos o prêmio.
Um dia, tomada por ansiedade, esgotada por tentar encontrar a felicidade e seu valor em números, Mariana, tentando entender onde ela estava errando, olhou suas artes, as primeiras, aquelas com pouquíssimas curtidas e lembrou da sensação de fazer arte apenas pela arte, sem cobranças, sem ansiedade, sem ter que “se vender” e ser validada, apenas arte por arte, por pura expressão. Então, ela encontrou seu erro: por mais que seu ego gostasse da validação, de números elevados lhe dizendo “você é ótima porque todos nós gostamos disso”, o prazer e o sentido de verdade não estavam ali. Uma arte tem valor se faz sentido para quem a criou e se expressa algo genuíno do artista. Nem tudo o que é popular é bom e nem tudo o que é impopular é ruim. Algumas coisas são para poucos, e se para esses poucos (ou apenas um), e, principalmente, para quem criou, faz sentido, tem muito valor.