Eu havia pensado em fazer a crônica das ruas de Santa Cecília, um dos bairros do centro de São Paulo, onde moro
Eu havia pensado em fazer a crônica das ruas de Santa Cecília, um dos bairros do centro de São Paulo, onde moro. Desisti temporariamente, são muitas coisas, muitas situações, muitos acontecimentos, muita gente. Achei demais para mim. Já sabia que não seria uma tarefa fácil depois de ler A alma encantada das ruas de João do Rio e Brás, Bexiga e Barra Funda de Alcântara Machado. Deixei passar dias, episódios, coisas, reflexões e pensamentos. Porém, depois de presenciar a separação de um casal que quase deixou um cachorro abandonado na rua, de conversar sempre com duas senhoras que varrem as ruas e depois de ouvir um morador de rua, revoltado com sua miséria, dizer que provavelmente vai haver em breve a terceira guerra mundial e tudo terá seu fim e que ele desejava que isso acontecesse o mais rápido possível, que Deus devia ouvir seu pedido, eu penso que devo organizar esse projeto de escritas dessas crônicas.
Rodison Roberto Santos
28/05/2022
Depois do dia 28/05/2022 mais coisas aconteceram para as crônicas, descobri que um dos feirantes da feira de domingo cria uma tartaruga chamada Anastácia para comer os restos das frutas que as pessoas jogam no chão. E hoje, por causa de uma chuva que alagou a rua onde passo para ir para meu condomínio, tive que me abrigar da chuva num bar onde é ponto de encontro de mulheres solteiras com homens. Presenciei dois bêbados pagarem uma refeição e bebida para uma mulher, ela comeu e conseguiu despistar os dois bêbados e sumiu sem lhes dar mais atenção. Eles ficaram desconsolados. O alagamento demorou no escoamento da água e eu presenciei essa cena. E ainda havia dois homens de meia idade se paquerando e depois percebi que o dono do bar, já com mais de sessenta anos, é também lgbtqiapn+. Depois de presenciar essas cenas todas não posso mais deixar de escrever as crônicas da Santa Cecília, como microcosmo do que é São Paulo, pois estou no centro da metrópole brasileira e sul-americana.
Rodison Roberto Santos
São Paulo, 05 de março de 2024.