Ninguém pode decidir por ninguém
Tempos atrás, assisti a um filme (cujo título não lembro) no qual uma mulher, que deseja ardentemente ser mãe mas não é capaz de engravidar naturalmente resolve se submeter a uma técnica de fertilização. Infelizmente, descobrem que ela tem um tumor em um dos ovários e embora seja possível remover apenas o ovário com o tumor, seu marido - sem que ela saiba - manda a médica responsável remover seu útero, ovários e trompas. Mais tarde, ao saber que haviam realizado tal procedimento sem que ela soubesse, ela se enche de ódio e vai enlouquecendo, tornando-se uma pessoa perigosa e vingativa. No final, ela é internada em uma clínica psiquiátrica.
Após muito refletir sobre a história, cheguei à conclusão de que a infeliz mulher não estava totalmente errada. Ela era adulta, sonhava engravidar e ninguém tinha o direito de mandar remover seus órgãos reprodutores sem lhe comunicar. Em suma, ninguém tinha o direito de decidir por ela, privando-a de realizar o sonho de maternidade.
Pensar nesse filme me fez lembrar de como eu odiava o fato de minha mãe sempre mandar cortar meu cabelo bem curtinho - mesmo sabendo que eu sonhava ter cabelos compridos - e de como eu fiquei enraivecida quando uma vez - sem que eu soubesse - ela mandou a cabeleireira cortá-lo muito curto, deixando-me enfurecida ao me ver no espelho parecendo um moleque. Se eu já sentia desgosto por mandarem cortar meu cabelo num tamanho que eu não gostava, imaginemos uma mulher adulta, cujo maior sonho é ser mãe, sendo submetida a um procedimento cirúrgico irreversível que a impedirá definitivamente de um dia ter filhos.
Ninguém pode tomar decisões por outra pessoa, especialmente se essa pessoa é adulta - a não ser que essa pessoa tenha deficiência intelectual ou não esteja no pleno gozo das faculdades mentais - , pois se presume que quem é adulto é perfeitamente capaz de decidir por si mesmo e sabe o que é melhor para si. Pensemos numa pessoa que tem um sonho. Como essa pessoa não deve se sentir quando outra(s) pessoa(s) - usando o argumento de que sabem o que é melhor para ela - fica(m) querendo decidir por ela como ela não fosse capaz de tomar suas próprias decisões? Podemos mencionar inúmeros casos de pais que se intrometem nas vidas dos filhos, querendo até decidir que profissão eles devem seguir.
Cada pessoa tem seus sonhos e o direito de realizá-los e devemos respeitar o direito que cada um tem de decidir que caminho quer seguir.