JESUS CRISTO SERIA "DA ESQUERDA" OU "DA DIREITA"? A BÍBLIA É “DA DIREITA” OU “DA ESQUERDA”?

(TEXTO REPUBLICADO)

 

"Quando dominam os justos, alegra-se o povo;

    quando governa o ímpio, o povo geme"

                                       (Provérbios, 29:2)

 

   PRÓLOGO:

 

1718665.jpg

 

   No dia 17 de outubro deste ano (2024), durante um comício realizado na Bahia, o Presidente Lula afirmou em seu discurso que "ninguém foi mais da esquerda que Jesus Cristo". E, segundo ele, "ninguém brigou mais pelos pobres do que Jesus Cristo". Lula discursou ao eleitorado cristão três dias após a sanção do "Dia Nacional da Música Gospel".

  "Ninguém foi mais da esquerda que Jesus Cristo"! Uma frase que "deu o que falar". E foi em função dela que tomei a liberdade de republicar um texto o qual escrevi em 2022. Convido o leitor a me acompanhar neste "bate papo", onde analisaremos alguns tópicos interessantes. Vamos lá, então?

 

 

   Imagine uma grande bola

   Cercada de olhos... em toda a sua volta

   E imagine que esta bola estivesse a flutuar no universo

   Sim, n’um universo vazio e ilimitado (sem cantos ... sem nada)

   Soment’ela: a bola, cheia d'olhos ... em sua volta

   Em que lado fica ... a sua direita?

   Em que lado fica ... a esquerda?

 

   Direito ... e ... esquerdo?!

   Conceitos espaciais

   Ou, melhor se diria (no tempo)... mentais!

 

   Para nós cujos olhos estão na frente

   E situados no espaço ... limitado e, sobretudo, delimitado,

   ... é fácil saber qualquer um ... dos lados

   Bastando apenas ... girar o pescoço

   Porém, para aquela bola, não

   Até porque ond’ela está, ilimitado é ... o espaço

   E, principalmente, porque tem olhos... em toda a sua volta

 

   E aqui eu pergunto:

   A Bíblia “é“ da direita”... ou... “da esquerda”?

   Jesus Cristo seria “da esquerda”... ou... “da direita”?

 

   “Direita”... e... “esquerda”

   Dois conceitos separados ... n’um corpo... e no mundo?!

   E o que se ganha com essa “ideia separatista"?

 

   E então, pergunto novamente:

   De qual lado está a Bíblia: "da direita" ou "da esquerda"?

   E Jesus Cristo... seria "da esquerda" ou "da direita"?

 

 

“DIREITA” E “ESQUERDA”!

 

   Direita ... e... esquerda

   Conservador ... ou ... liberal

   De que lado (ou com qual lado) você se identifica? E por quê?

   Sim, seria dado em função d'uma “escolha” ou “faz parte de sua personalidade”?

   Seria, talvez, por que alguém pensa mais por um preferencial “lado do cérebro”? Bom, não creio nesta hipótese, embora alguns até veem um certo sentido.

   Seria uma “predisposição biológica” ou seria mais uma “influência do ambiente”?

   Por que muitos se inclinam para um dos lados?

   E de qual lado está a JUSTIÇA?

   O que seria melhor para todos, sob uma ótica voltada ao sistema econômico? Bom, aqui é uma ”utopia” perguntar o que seria melhor para todos, sabendo que nem todos querem o que seja bom para todo mundo. Um bom exemplo disto tivemos no período colonial em que alguns lutavam pela abolição da escravatura, enquanto outros eram contra. E por que eram? Simplesmente porque não teriam mais escravos à sua disposição, ou seja, não teriam mão de obra a trabalhar (para aqueles "senhores") sem remuneração. Isto para não falar que eles - os escravos - iriam possuir direitos (coisas que antes não tinham).

 

 

   Faço-te uma pergunta, meu caro: Como seria o mundo se não tivessem os que lutam em nome da JUSTIÇA e do DIREITO DE TODOS? Tente imaginar: Haveria sempre escravos, não existiria nenhuma LEI TRABALHISTA, nada de aposentadoria, onde as pessoas iram trabalhar até morrer (ou morrer de tanto trabalhar), os “direitos civis” seriam somente de uma minoria, e haveria uma total falta de respeito (e permitida, é claro!) para, sobretudo, com os mais “fracos”. Na verdade o espaço iria ser “pior” do que é atualmente.

   Entenda bem, meu amigo: muitos direitos que temos hoje tiveram que ser “conquistados“. E pode ter certeza de que não foram dados “amorosamente” por pessoas de mente “conservadora”. Considerando que os “da direita” (também denominados “conservadores”), a própria designação já indica: querem que tudo fique do jeito que está, sem mexer em nada. Somente os que estão “na pior” é que querem mudanças, estes que são denominados “da esquerda”, como também os chamados “movimentos de desobediência civil”. Que o diga aquele santo indiano, Gandhi.

 

 

   Bem, todos conhecem as diferenças entre os que são “da direita” e os que são “da esquerda”, principalmente, em função do que defende ou protesta cada um dos blocos. E eu não quero aqui entrar em detalhes.

   Perguntarei novamente: A Bíblia é “da direita” ou “da esquerda”? E Jesus Cristo seria de "qual lado"?

Lembram-se da bola cheia de olhos flutuando no espaço ilimitado? Pois bem, na Bíblia vemos argumentos tanto “da direita” quanto “da esquerda”, e tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

   E agora ficam as perguntas:

   * A Bíblia é mais “da direita” ou mais “da esquerda”? E por que seria mais de “determinado lado”?

   * Jesus Cristo seria “da direita” ou “da esquerda”?

   * E o que seriam realmente “direita” e “esquerda” na Bíblia?

 

 

   Pois bem, sei que estou entrando n’um terreno perigoso, já que irei falar sobre dois delicados temas que são “política” e “religião”. Bom, sempre procuro ser imparcial e, portanto, justo no que falo e escrevo, onde reconheço e assumo toda a responsabilidade do que faço. Peço a gentileza de “colocarem as armas” do lado de fora da casa, a fim de que possamos examinar juntos o assunto em questão. Digo isto dado pelo fato de que enquanto alguém estiver se abrigando em seus conceitos, certamente se bloqueará no que será visto aqui.

 

   CARACTERÍSTICAS DA “DIREITA” E DA “ESQUERDA”

 

 

   Um pouco de História:

   Bom, antes de adentramos no assunto, faz-se preciso saber a “origem política” de tais termos.

   O surgimento dos nomes “direita” e “esquerda” veem da Revolução Francesa em 1789, onde a Assembleia Geral Constituinte estava separada entre dois grupos: os ”girondinos”, os quais eram moderados e conservadores (e que estavam à direita do orador) e o grupo dos “jacobinos”, que não estavam satisfeitos com o sistema, sendo vistos como rebeldes e radicais (permanecendo à esquerda do orador). Os girondinos não queriam nenhuma mudança, onde apoiavam e concordavam com o rei, e eram a ele simpatizantes. Ao contrário dos jacobinos os quais queriam mais que tudo uma mudança no sistema e em todo o espaço, já que eles se sentiam lesados. E eram movidos por ideais em nome da Justiça e do Direito.

 

 

   Estão entendendo o por quê os “movimentos de esquerda” são considerados perigosos? E a “turma da direita” sempre colocará isto na cabeça do povo, utilizando, principalmente, o mecanismo das chamadas “teorias da conspiração”. Jesus Cristo também passou muitas vezes por este tipo de desconforto: "Mas, ouvindo isso, os fariseus responderam: “É por Beelzebul, chefe dos demônios, que ele os expulsa” (São Mateus, 12:24). Ou seja: as autoridades judaicas estavam "jogando sujo", onde enfiavam mentiras na cabeça do povo (que geralmente não pensa) na intenção de que ele - o povo - ficasse contra Jesus.

 

 

   Pois então, quais seriam as diferenças entre os que são “da esquerda” e os “da direita”? A resposta está na outra forma em que eles são chamados: os “da direita” são “conservadores”, querendo que tudo fique do jeito que está, e são (ou se identificam) com a elite, enquanto os da “esquerda” são “liberais”, sendo mais preocupados com a coletividade.

   E agora eu faço mais uma pergunta para o leitor: Você defende o direito de todos ou só “puxa a brasa para a sua sardinha”? Pelo fato de que esteja tudo bem com você, não acharia mais justo que estivesse também para todos? Meu amigo, só quem está “na pior” é que luta pela Justiça. E quem está “na pior”? A resposta: os pobres, os mais fracos (aqueles que ninguém se preocupa com eles), os injustiçados, os “sacaneados” no mundo, os “invisíveis da sociedade”, enfim, os que estão (que me desculpe o palavreado) “na merda”.

   Ou seja: quem está “n’uma boa” não quer nenhuma mudança. Afinal, no parecer deles, quem está, conforme disse, "na merda”, isto é problema deles. Sendo assim como eles pensam.

 

 

   É uma das mensagens da conhecida "parábola do bom samaritano": Uma pessoa está esticada no chão e quase morto, vítima da maldade de alguém. E no caminho passam dois "ilustres personagens" da sociedade: um sacerdote e um levita, os quais são indiferentes a ele. E depois chega um indivíduo que, aos olhos de muitos, é visto como "alguém que não presta", todavia, é justamente este quem socorre o pobre homem, dando-lhe toda a assistência. Ou seja: ele foi "humano" com ele, ao contrário daqueles dois, onde se esperava o melhor, mas não fizeram nada. E por quê? Simplesmente porque achavam que não era problema deles.

   Entenderam como funciona as coisas na cabeça de muitos que estão no poder? "Para que irei me importar com o problema da fome no espaço em que m'encontro se na minha casa não falta comida? Isto não é problema meu!".

 

   UMA PERGUNTA: NA BÍBLIA QUEM ERAM OS “PROFETAS”?

 

 

   Você sabe o que é um profeta?

   Pois bem! Perguntando nos dias de hoje o que seria um profeta creio que todos responderiam: - Um profeta é alguém dotado de poderes extraordinários que dariam a ele a possibilidade de prever o futuro, tais como um Nostradamus da vida.

   E agora eu digo: na Bíblia os profetas eram pessoas que atuavam como intermediários entre Deus e o povo, e eram preservados da influência das autoridades como também dos sacerdotes. Eles nem sempre foram bem vistos aos olhos da elite. E por quê? A resposta: Os profetas “denunciavam” o mal e as maldades praticadas pelos poderosos que oprimiam o povo. Seriam dentro de uma conotação atual os “esquerdistas” em sua época. Eles procuravam “abrir os olhos do povo”, e em razão disto eram odiados pelas autoridades, sendo por elas perseguidos ou mesmo mortos.

 

 

   * “Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados!” (São Mateus,23:37 e São Lucas 13:34).

   * "A qual dos profetas não perseguiram os vossos pais? Mataram os que prediziam a vinda do Justo, do qual vós agora tendes sido traidores e homicidas" (Atos dos Apóstolos 7: 52).

   * "Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”. (São Mateus 5:12)

   * "Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas" (São Mateus 23:31).

   * “...os quais não somente assassinaram o Senhor Jesus e os profetas, como igualmente nos perseguiram. Eles fizeram o que era mau diante de Deus e são hostis a todos...” (1 Tessalonicenses 2:15).

   * “Não vos ordenamos expressamente que não pregásseis nesse Nome? Contudo, enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós a culpa pelo sangue desse homem?” (Atos dos Apóstolos 5:28)

   Bom, é uma pena que religião pouco afeta na consciência político-social do espaço, limitando-se apenas a uma prática de ritos e cerimônias e somente para “manter uma tradição social”.

 

   AGORA, VAMOS À QUESTÃO: A BÍBLIA É MAIS “DA DIREITA” OU “DA ESQUERDA”?

 

 

   Selecionei alguns versículos para quem possamos saber qual o “lado da Bíblia”.

 

   VERSÍCULOS “DA ESQUERDA”:

 

   * "Ouvi, meus caríssimos irmãos: porventura não escolheu Deus os pobres deste mundo para que fossem ricos na fé e herdeiros do Reino prometido por Deus aos que o amam? Mas vós desprezastes o pobre! Não são porventura os ricos os que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais?" (São Tiago 2:5-6)

 

   * "Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou menosprezais a Igreja de Deus, e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Devo louvar-vos? Não! Nisso não vos louvo..." (1 Coríntios 11: 22)

 

   * “Com arrogância os ímpios perseguem o indefeso; que fiquem emaranhados em suas próprias tramas!…” (Salmos 10:2,8,10,14).

 

   "Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno. Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa" (Deuteronômio 10:17-18).

 

   * "Pois diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando ele pisar o grão (Dt 25,4); e ainda: O operário é digno do seu salário" (I Timóteo 5:18).

 

   * "Ai daquele que para si construiu esse palácio por meios desonestos, e seus salões, violando a equidade. Ai daquele que faz seu próximo trabalhar sem paga, e lhe recusa o salário!*(Jeremias 22 :13).

 

   * “O pobre se expressa com súplicas, mas o rico avarento responde com arrogância”. (Provérbios 18:23)

 

   * "Mas como não os achassem, arrastaram Jasão e alguns irmãos à presença dos magistrados, clamando: “Estes homens amotinam todo o mundo. Estão agora aqui! E Jasão os acolheu! Todos eles contrariam os decretos de César, proclamando outro rei: Jesus”. Assim excitavam o povo e os magistrados" (Atos dos Apóstolos 17:6-8).

 

   * "Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos; porque, se o fizerem e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor. Com grande ira matarei vocês à espada; suas mulheres ficarão viúvas e seus filhos, órfãos" (Êxodo 22:22-24).

 

   * "Por causa da opressão do necessitado e do clamor do pobre, agora me levantarei’”, diz o SENHOR. Eu os protegerei e salvarei a quem por isso anseia" (Salmos 12:5).

 

   * "Por isso, porque oprimis o pobre e lhe extorquis tributos em trigo, não habitareis estes palácios de pedra que construístes; não bebereis o vinho destas vinhas de escol que plantastes. Porque conheço o número de vossos crimes e a gravidade de vossos pecados, opressores do justo, exatores de dádivas, violadores do direito dos pobres em juízo" (Amós 5:11-12).

 

   * "Mas os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território" (Atos dos Apóstolos 13:50).

 

   * "Leão rugidor, urso esfaimado: tal é o ímpio que domina sobre um povo pobre" (Provérbios 28 : 15).

 

   * "Pode-se ser inocente com balanças falsas e com um saco cheio de pesos enganosos? Os ricos da cidade são homens violentos, os seus habitantes proferem mentiras, e em sua boca a língua só serve para enganar" (Miquéias 6:11-12).

 

   * “O governante sem discernimento aumenta as opressões... “ (Provérbios 28:16).

 

   * "Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança! "Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu" (São Tiago 5:4-6).

 

   * "O rico domina os pobres: o que toma emprestado torna-se escravo daquele que lhe emprestou" (Provérbios 22:7).

 

   * "Vendo seus amos que se lhes esvaecera a esperança do lucro, pegaram Paulo e Silas e levaram-nos ao foro, à presença das autoridades. Em seguida, apresentaram-nos aos magistrados, acusando: “Estes homens são judeus; amotinam a nossa cidade e pregam um modo de vida que nós, romanos, não podemos admitir nem seguir”. (Atos dos Apóstolos 16:19-21).

 

   "A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo" (São Tiago 1:27).

 

   * “O Senhor faz justiça e defende a causa dos oprimidos” (Salmos 103:6).

 

   * "Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo, fazendo das viúvas sua presa e roubando dos órfãos!" (Isaías 10:1-2).

 

   VERSÍCULOS “DA DIREITA”:

 

   * “Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre”. (Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre" (Efésios 6:7-8).

 

   * "Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens." (Colossenses, 3:23)

 

   * "Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo..." (Filipenses, 2:14-15).

 

   Aqui poderíamos notar certo convite a um “conformismo” com a situação temporal em que se vive. Como a se dizer: “Deixemos tudo do jeito que está, não devemos protestar!”.

 

UMA PERGUNTA INTERESSANTE: JESUS CRISTO SERIA “DA DIREITA” OU “DA ESQUERDA”?

 

 

   Antes de responder faz-se preciso saber que as denominações “direita” e “esquerda” não eram “ditas” naquele tempo, embora houvesse “características” e “atitudes”, bem como “identificações” pelo o que conhecemos por “direita” e “esquerda” na linguagem política moderna. Porém, que fique bem claro: não “diretamente”.

Lembremos da linguagem parabólica usada por Cristo referindo à condição escatológica do mundo: “Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, se sentará no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda." (São Mateus 25: 31-33) . Talvez a devida passagem serviu de inspiração no que aconteceu na Revolução Francesa, onde ficaram separados os ”girondinos” e os “jacobinos”.

 

1718668.jpg

 

   Bom, no que diz respeito ao conceito “direita-esquerda” trata-se, conforme é sabido, de nomes aplicados ao espaço ideológico e partidário, e no mundo marcado em praticamente tudo por divisões, são então considerados “opostos”. A posição de uma pessoa com relação a eles nasce de uma “identificação” ou “preferência”, e sempre voltada para os seus interesses, e não tanto para a aplicação da Justiça. Talvez aqui se explique o por quê da expressão “Summum ius, summa iniuria “. Este ditado latino que, numa tradução pode significar: "o máximo do direito, o máximo da injustiça", ou "suma justiça, suma injustiça". Cristo também fala o mesmo no Evangelho: "Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus” (São Mateus 5 :20).

 

 

   Mas, voltemos à pergunta: Jesus Cristo seria da “direita” ou da “esquerda”?

   A resposta:

   Estudando o contexto histórico em que Jesus vivia, a partir dos próprios Evangelhos era visto que naquele tempo existia uma política que defendia uma postura conservadora, e que era formada pelas autoridades judaicas: os fariseus e os doutores da lei. Aliás, em função do rigor com o qual eles exerciam seus conceitos de justiça poderíamos dizer que lembravam bem a postura dos movimentos de “extrema-direita”, onde incluía pena de morte por apedrejamento, crucificação, além de humilhações públicas e exclusão social a quem por eles eram punidos. A que poderiam muito bem ser comparados com as práticas do Talibã (movimento fundamentalista e nacionalista islâmico).

 

 

   Agora, como era visto a pessoa de Jesus Cristo pelos fariseus e doutores da lei? A resposta: Ele era visto como uma pessoa perigosa, movida por ideias estranhas, que poderia colocar em risco os costumes da religião da nação judaica. Já que as autoridades religiosas se opunham radicalmente com tudo o que Jesus Cristo fazia, a começar por suas curas realizadas em dias de sábado. Traduzindo em poucas palavras: se os líderes judaicos eram os “da direita” naquela época, Jesus Cristo seria, portanto, “da esquerda”. E por quê? Simplesmente porque ele era visto como um “revolucionário”, e, na ótica dos fariseus e doutores da lei, alguém subversivo e “agitador de massas”. Quando, na verdade, o que ele queria mesmo era “levar à perfeição” a lei judaica, e, sobretudo, ensinar um modo de vida o qual levaria todos à felicidade: a prática do amor. “Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição” (São Mateus, 5:17).

 

 

   Colocando em pratos limpos: os líderes e autoridades judaicas, representados pelos fariseus e doutores da lei eram “conservadores” (para não dizer também: “fundamentalistas”), no que eles não queriam nenhuma alteração no contexto espacial de seu tempo. E eram extremamente agarrados ao passado. Enquanto Jesus Cristo era visto como um “liberal”, quando na verdade ele apenas defendia a dignidade humana, e sempre colocando o Homem acima da lei.

   Aqui cabe lembrar bem que uma das características da mente conservadora é o chamado “misoneísmo”, que é definido como sendo uma aversão a mudanças, ou mesmo sendo hostil para tudo o que é novo. Além do mais, Cristo não queria que ninguém vivesse como um escravo da lei judaica. Ou seja: enquanto aqueles ”conservadores de direita” valorizavam a lei, Jesus Cristo dava a suma importância ao ser humano. “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado" (São Marcos, 2 :27).

 

ALGUMAS PALAVRAS DE JESUS CRISTO:

 

 

   * "Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário" (São Lucas, 10:7) .

 

   * “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5:6).

 

   * “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:10).

 

   * “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa” (Mateus 5:11).

 

   * "Em verdade vos digo: os publicanos e as mere­trizes vos precedem no Reino de Deus!" (São Mateus 21: 31).

 

   * "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente" (São Mateus 23:14).

 

   “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça...”. Convido a todos para uma pequena meditação:

   * Quem são no mundo os que têm fome e sede de justiça? A resposta é: os que sofrem, os que são oprimidos, os que são discriminados, os que são os “invisíveis” na sociedade, embora a sociedade precise deles.

   Se todos desejassem a justiça não haveria injustiça no mundo, faz-se óbvio. A se concluir que muitos não querem um mundo justo. Vivemos num mundo sem qualquer manifestação de empatia (colocar-se no lugar do outro) e, portanto, sem amor ao próximo.

   Amor ao próximo! Uma expressão infelizmente só na hora do “abraço da paz” nas igrejas. E basta sair dos templos que só se vê um comendo o outro!

   Oh! Enquanto há quem se sinta (e seja de fato) injustiçado haverá quem clame por justiça. E o convite do Novo Testamento é que não devemos concordar com o contexto mental que vivemos. "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito" (Romanos, 12:2) .

 

 

   Dois personagens muito mencionados e, que não devemos esquecer são os "órfãos" e as "viúvas", os quais eram excluídos da sociedade naquele tempo (além dos doentes, tais como os antigos leprosos). E a pergunta é: Quem são os "órfãos" e "viúvas" de hoje? Mais uma vez são: os marginalizados do mundo, os discriminados, tais como os pobres, os miseráveis, os que são vítimas de preconceitos entre outras formas de discriminações a serem por raça e etnia, deficiência (física ou mental) religião, sexo/gênero, peso, condições de emprego, estatura, identidade sexual, idade, etc.

 

PALAVRAS DE MARIA, MÃE DE JESUS CRISTO

 

 

   * "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito; exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos" (São Lucas, 1:51-53) .

   Aqui pode se lembrar bem a conhecida frase de Marx: “A história da humanidade é a história das lutas de classes”. E a partir do famoso Cântico do Magnificat, Maria expressa o gozo pela justiça tão desejada pelos mais pobres e esquecidos do mundo., que também se vê no Salmo :

   “Este Rei defenderá os que são pobres,

   os filhos dos humildes salvará,

   e por terra abaterá os opressores! ...

   Nos seus dias a justiça florirá

   Libertará o indigente que suplica,

   e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.

   Terá pena do indigente e do infeliz,

   e a vida dos humildes salvará.

   Há de livrá-los da violência e opressão... (versículos do Salmo 71(72)

   A lembrar da Teologia da libertação da América Latina, a qual infelizmente não foi bem compreendida pelas autoridades do Vaticano, sendo, inclusive, por eles combatida. Na verdade, o Vaticano considerava a Teologia da Libertação uma ideologia marxista. Que pena que não entenderam os seus conceitos!

 

 

E SE PERGUNTÁSSEMOS A CRISTO DE QUAL LADO ELE É, QUAL SERIA A SUA RESPOSTA?

 

 

   "Dizei-nos, pois, o que te parece: É permitido ou não pagar o imposto a César? Jesus, percebendo a sua malícia, respondeu: Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda com que se paga o imposto!. Apresentaram-lhe um denário. Perguntou Jesus: De quem é esta imagem e esta inscrição?... De César – responderam-lhe. Disse-lhes então Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (São Mateus, 22:17-21) .

 

   COMPLETANDO:

 

 

   E então, de que lado está a Bíblia: “da direita” ou “da esquerda”? E Jesus Cristo?

   Lembram-se da “bola cheia de olhos a flutuar no espaço”? Pois bem, a Bíblia e Cristo estão do lado da Verdade, da Justiça e do Amor. “Direita” e “esquerda” são conceitos mentais, criados pelo homem. Deus, a Justiça, o Amor e a Verdade não estão “aprisionados” em nenhum lado maculado pelo pensamento humano.

 

 

**********************************

19 de outubro de 2024

 

IMAGENS: INTERNET

O Pincel e a Paleta
Enviado por O Pincel e a Paleta em 19/10/2024
Reeditado em 19/10/2024
Código do texto: T8177109
Classificação de conteúdo: seguro