CRÔNICAS - A FAZENDA OURO VERDE DOS IRMÃOS OGATA!!!

CRÔNICAS - A FAZENDA OURO VERDE DOS IRMÃOS OGATA

A Fazenda Ouro Verde, pertencente à família Ogata, é um exemplo notável de uma propriedade agrícola que se destacou na produção e exportação de café beneficiado diretamente na fazenda. Localizada em uma região com clima e solo adequados para o cultivo de café, a fazenda implementou técnicas modernas de cultivo e beneficiamento, o que garantiu a qualidade do produto final.

Ao realizar o beneficiamento do café na própria fazenda, a família Ogata conseguiu controlar melhor todo o processo, desde a colheita até a exportação, assegurando que o café mantivesse suas características e qualidade superiores. Isso não apenas agregou valor ao produto, mas também possibilitou a criação de uma identidade para a marca Ouro Verde no mercado internacional.

Além do aspecto econômico, a Fazenda Ouro Verde também pode ter contribuído para o desenvolvimento da comunidade local, gerando empregos e promovendo práticas agrícolas sustentáveis. O comprometimento da família Ogata com a qualidade e a inovação no cultivo do café é um legado importante que reflete a tradição agrícola e a busca pela excelência.

Quando ainda criança fiquei responsável para cuidar das mudas de café num abrigo da mata ciliar bem próximo a nascente d´água no próprio sitio onde através de dois regadores pegava pela manhã várias viagens da lagoa formada até o viveiro de mudas de café para manter as mudas em seus casulos feitos de terra vegetal e enrolados por folhas de madeira prensada e amarradas com arame que futuramente seriam plantadas em covas profundas com espaço para que suas folhas ainda tenras mas ainda que deveriam ser protegidas e assim que tivessem condições suficientes de pegar sol retirávamos a palha de proteção e deixávamos as covas não totalmente soterradas para guardar a água da chuva que caísse!!!

Assim depois de 5 a 7 anos teríamos as primeiras colheiras do tipo de café mundo novo, que desconhecíamos que já tinham seus nomes técnicos de café :- onde mundo novo é um deles...

Tipos de café produzidos no Brasil:- Segundo a classificação são 1. Geisha - 2. Bourbon - 3. Acaiá - 4. Catuaí - 5. Icatu - 6. Catucaí - 7. Mundo Novo - 8. Catura entre outros

Tínhamos na fazenda a nossa beneficiadora de café e montada a partir de 1950, onde eu vivia espalhando o café ainda vermelho ou amarelo até que os grãos com casca secassem e depois fossem encaminhados para a beneficiadora que por tamanho separaria para tal exportação pelo Porto de Santos!!!

E o café que não fosse adequado para a exportação eram vendidos nos municípios vizinhos e quando eu e os meus tios viajamos de caminhão para tal entrega do café aos bares e demais estabelecimento comerciais que vendiam os grãos de café para serem torrados pelos próprios usuários e o que era comum todos terem uma cumbuca giratória que a gente ficava girando sobre uma fogueira e quando o aroma do café torrado dava aquele perfume maravilhoso abríamos a tampa para conferir a cor marrom adequada para recolher o café já torrado para depois ser moído e ser utilizado nos coadores de pano pois naquele época não havia tal modernidade de coador de papel após uso ser descartado!!!

Nota do autor:- Não se joga nem a casca que apos o beneficiamento vira esterco para ser adicionado as fezes de gado e fazer tais hortas ou mesmo utilizar entre os cafezais onde plantávamos milho ou feijão para manter o ano todo produzindo algo mais e mantendo limpo tais curvas de nível para que a erosão não levasse a terra entre os cafezais!!! E nas rotas de passar os veículos plantávamos bambu para manter também a estrada sem erosão pois as raízes dos bambu mantem o terreno seguro sem erosão!!!

Ivan o terrivel e IVANHOÉ O MEU ALTER EGO E OS SAMURAIS!!!
Enviado por Ivan o terrivel em 19/10/2024
Código do texto: T8176852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.