Crônica: O Guarani E.C. de Blumenau e a Primeira Oktoberfest Catarinense

 

- No embalo das tardes regadas a cerveja no Guarani Esporte Clube, em 1971, o espírito da tradição alemã começou a ganhar forma em Blumenau.

- Rufino Schmitz, ecônomo do clube, foi o protagonista que, inspirado em conversas com o sócio Wilhem Jansem, de origem alemã, vislumbrou uma oportunidade: trazer para o Brasil o charme da Oktoberfest, que tanto animava as terras germânicas.

- Bastou uma conversa regada a chope para a semente ser plantada.

 

- Quando a primeira edição da Oktoberfest do Guarani aconteceu, em outubro de 1972, a cidade mal sabia que estava testemunhando o nascimento de uma tradição que duraria mais de meio século.

- Às 18h daquele dia, o barril foi rompido e o clube se transformou em um pedacinho da Baviera, com músicas, danças e sabores típicos.

- A festa reunia associados em um clima de alegria que ecoaria pelos anos.

- A cada edição, o espírito alemão se enraizava mais na cultura do clube e na cidade, até se tornar um marco do calendário.

 

- Com o tempo, outras festas surgiram, mas a do Guarani carrega o orgulho de ter sido a primeira.

- Agora, em 2024, a Oktoberfest do Guarani celebra sua 51ª edição, provando que tradições, quando bem cuidadas, se transformam em patrimônio, algo para se celebrar e se orgulhar, ano após ano.

 

---

 

Miniconto: O Barril de 1972

 

- Rufino olhou o relógio. Faltavam poucos minutos para as seis da tarde.

- À sua frente, o barril de chope, um símbolo de tudo o que havia planejado.

- Quando teve a ideia de trazer a Oktoberfest ao Guarani, mal podia imaginar que chegaria aquele momento.

- As conversas com Wilhem Jansem foram decisivas, e ali, diante de tantos associados, ele sabia que o sonho estava prestes a se concretizar.

 

- Com um sorriso contido e as mãos firmes, Rufino golpeou o barril com a força precisa.

- O líquido dourado jorrou, e o cheiro de cerveja fresca invadiu o salão.

- Uma salva de palmas irrompeu.

- Ele se permitiu relaxar.

- A festa estava oficialmente começada, e mal sabia ele que, dali em diante, o Guarani escreveria uma nova página na história de Santa Catarina.

 

---

 

Trovas

 

1. O barril foi rompido ao som,

E a festa começou com prazer,

Com a alma, o chope, o bom tom,

A Oktober não podia morrer.

 

2. No Guarani, a tradição renasceu,

Entre risos, danças e cor,

Uma festa que o tempo teceu,

Com alegria e muito fervor.

 

3. Cerveja fresca a fluir,

Música a embalar o salão,

Quem não vem, só pode insistir,

Pois ali bate um grande coração.

 

4. De Wilhem veio a inspiração,

Rufino o sonho realizou,

No Guarani, a celebração,

De uma cultura que o tempo guardou.

 

5. Cinquenta anos de alegria,

Com chope e comida a rolar,

Hoje a festa tem maestria,

E a tradição vai continuar.

 

6. Festa que une gerações,

Entre amigos e tradição,

O Guarani nos corações,

Guarda sempre essa emoção.

 

7. Em 72 tudo começou,

Com chope e sorrisos no ar,

O tempo passou e nos deixou,

Memórias que vamos guardar.

 

8. Cada ano, uma nova edição,

Um brinde à tradição maior,

Que no Guarani tem coração,

E floresce com amor.

 

9. A primeira de Santa Catarina,

A mais antiga a celebrar,

O Guarani é quem ensina

Que a tradição deve perdurar.

---

 

Resenha em Tópicos

 

1. Origem: A Oktoberfest do Guarani Esporte Clube foi idealizada em 1971 por Rufino Schmitz, ecônomo do clube.

- Inspirado por conversas com Wilhem Jansem, sócio de origem alemã, Rufino trouxe a ideia da Oktoberfest alemã para Blumenau.

 

2. Primeira edição: A primeira Oktoberfest foi realizada em outubro de 1972, com a sangria do barril de chope às 18h, marcando o início da celebração que reuniu a maioria dos associados do clube.

 

3. Comida e bebida: O evento sempre contou com um buffet de comidas típicas alemãs, acompanhado de chope fresco, mantendo a autenticidade e o espírito da Oktoberfest.

 

4. Expansão: Ao longo dos anos, a Oktoberfest do Guarani cresceu em popularidade e se consolidou como uma das mais tradicionais festas do clube, atraindo não só associados, mas também a comunidade em geral.

 

5. Patrimônio cultural: A festa se orgulha de ser a primeira Oktoberfest realizada em Santa Catarina, precedendo outras festas que se espalharam pelo estado ao longo dos anos.

 

6. Legado: Em 2024, a festa celebrará sua 51ª edição, mantendo viva a tradição germânica e o espírito de confraternização que originou o evento.

 

7. Participação: O evento conta com uma adesão maciça dos associados e convidados, mantendo o ambiente familiar e a união entre os participantes.

 

---

 

Conclusão

 

- A Oktoberfest do Guarani Esporte Clube, iniciada em 1972, é a festa mais antiga do gênero em Santa Catarina, e em 2024 atinge sua 51ª edição.

- Este evento, carregado de tradição, não só mantém viva a herança alemã, mas também reforça os laços entre os participantes, ano após ano, firmando-se como uma celebração ímpar no estado.

(By: #Lbw-IA, Pirahystrasse, Beckhauserparadiesecke, Oma, Joinville-SC, em 18/out/2024, sexta.)