Como a ambientação interfere na criação
De tempos a tempos ficamos chocados com o desenvolvimento das nossas crianças. Digo de tempos porque há um certo comodismo entre uma geração e outra. Onde a mídia interfere com o seu propagandismo nos costumes das famílias transformando alguns velhos hábitos em coisa do passado, criando novos em lugar daqueles. Mudando o ambiente onde as crianças se desenvolvem. E tal desenvolvimento é afetado nesse período ligeiramente distante porque hábitos são difíceis de se mudar, mas mudam.
O que era um ambiente rigoroso e autoritário antigamente, onde um único patrono, ou o pai, ou seja o nome que se dava ao regente de uma família, era quem ditava as regras. Era este o pilar da família. Nos últimos tempos tem sido uma divisão de decisões, aquele patrono não mais impunha suas normas e regras, então a família se dividiu e as mãe, as matronas, começaram a dividir este exercício que levou um tempo para se tornar um costume.
Hoje as crianças tendem a querer e em alguns casos fazem abertamente, ditam as regras da casa e da família, o que na minha opinião é um desajuste muito sério porque elas precisam de um norte, um guia. Alguns ambientes familiares dão total liberdade às suas débeis escolhas, o que hoje está sendo o cerne do caos onde muitas famílias estão indo à ruína, necessitadas de todo tipo de tratamento psicológico e psiquiátrico.
O ambiente onde viveram os pais dessa geração foi idealizado por uma mídia que queria igualdade de direitos sem explicar como funciona esta identidade. Não quero dizer que o modelo antigo funcionava, quero dizer que faltou uma melhor explicação de como se fazer, faltou instruções. Pois que em alguns lares ele funciona, pai e mãe dividem normas, regras, direitos e deveres e são exemplos bons para com os filhos.
Então nem tudo está perdido, faltam instruções nesse manual aberto que é a mídia, que todos podem acessar. Mídia que infelizmente dita muitas regras e muda com muita frequência o modo de como se deve funcionar o ambiente onde nossas crianças vivem. Faltam instruções e informações, e o principal, vontade das pessoas procurarem isto, porque sem pessoas a mídia não sobrevive, e só as pessoas não entenderam isto ainda.