JUBILEU DE OURO! Polivalente!

Data muito especial. Celebração do Cinquentenário da Escola Polivalente de Altamira!

Sim, passaram-se cinco décadas, motivo de imensa alegria para quem faz parte dessa história, iniciada no ano de mil novecentos e setenta e quatro, precisamente no dia vinte e cinco de setembro, quando na cidade de Altamira despontava uma instituição estadual de ensino público, que proveria os anseios educacionais de sua população. Nos anos seguintes, foi se consolidando numa renomada escola, sendo destaque durante as muitas fases de atuação, coroada de êxito em cada ano letivo.

Foram muitas vidas que nela se entrelaçaram, com total dedicação nesses anos idos, pessoas que souberam desempenhar com esmero seus ministérios, que ocasionaram a ilustre formação educacional, contribuindo no engrandecimento de cidadãos por algumas gerações, nessa nobre missão, que lhe é peculiar. Aludo aqui às sábias palavras proferidas pelo renomado educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” nesse contexto se emoldura este pujante colégio.

Notória e admirável a atenção que o povo desse município, e dessa região tem lhe demonstrado, pelo carinho e estima evidenciados em cada ocasião, nos muitos encontros festivos que foram compartilhados com educadores, alunos e pais que formam a grande família polivalente.

Muitos acontecimentos marcaram a memória dessa história, que culminaram até esse meio século, na comemoração desse jubileu, pelo que ele representa a toda comunidade. Lembrando ainda das pessoas que já partiram, que jamais serão esquecidas, por estarem eternizadas nas melhores lembranças, pelo que representaram seus exemplos e o vasto legado deixado a quem hoje a norteia aos promissores horizontes. Como disse o teólogo e escritor Rubem Alves: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”

A E.E.E.M. Polivalente de Altamira, hoje reconhecida pela tradição e excelência no ensino, na formação de numerosos profissionais em diversas áreas de atuação social, mas que tem como referência o tempo que estiveram nas alas dessa escola, e a exemplo de outros colegiais, expressam em comum o contentamento de fazerem parte dessa grande trajetória.

Aplaudamos então, merecida é toda forma de comemoração deste jubileu de ouro, bem conduzido por seus diretores, professores, alunos e obstinados colaboradores, por todas as conquistas alcançadas nessa caminhada, por quem já passou, quem está, e aos que ainda virão a compor esse seleto grupo, enquanto segue a passos largos a sua rota de sucesso, o nosso tão querido Poli!.