A Sabedoria nas Mãos de um Professor

A Sabedoria nas Mãos de um Professor

Certa manhã ensolarada, sentava-me ao lado de um pai preocupado, que desabafava sobre a educação do filho. Ele mencionou que, apesar de ter uma carreira sólida, a valorização que sua profissão recebia era pífia. Fui levada a refletir sobre a figura do professor, um ser humano que molda o futuro, mas muitas vezes é relegado a um segundo plano na sociedade.

A escola, um microcosmos da vida, é o palco em que professores desempenham papéis cruciais. Eles não apenas transmitem conhecimento, mas também cultivam valores, estimulam a curiosidade e, principalmente, ensinam a sonhar. No entanto, essa missão nobre frequentemente encontra barreiras: salas superlotadas, salários defasados e a falta de reconhecimento. O ato de ensinar, que deveria ser celebrado, muitas vezes é visto como um fardo.

Em uma sala de aula, observei o Professor Ricardo, que apresentava uma nova unidade sobre sustentabilidade. Seus olhos brilhavam com entusiasmo, e ele falava sobre o impacto das ações individuais na preservação do planeta. As crianças escutavam com atenção. Ele não ensinava apenas ciência; ele cultivava cidadãos conscientes. Mas à tarde, ao sair da escola, ouvi-o lamentar que a sociedade não valorizava seu esforço.

A desvalorização vai além do salário. Ela se reflete na falta de apoio, nas reuniões que nunca acontecem e nas promessas quebradas. O professor se sente um guerreiro lutando em uma batalha sem fim contra a indiferença. Mas, curiosamente, mesmo diante dessa adversidade, muitos permanecem firmes, movidos por uma paixão genuína pela educação.

É pertinente lembrar que, ao desvalorizar os educadores, desvalorizamos o próprio futuro. A educação é a base de uma sociedade próspera, e os professores são seus alicerces. Quando reconhecemos e valorizamos o trabalho de um professor, estamos investindo em um legado que perdura. Um professor valorizado se sente motivado a ir além, a inovar em suas aulas e a inspirar seus alunos.

Assim, após a conversa com o pai, percebi que precisamos, como sociedade, mudar essa narrativa. Valorização não é apenas um ato de gratidão; é um reconhecimento de que a educação transforma vidas. Que possamos ampliar a visão sobre o papel do professor, não como um personagem secundário, mas como protagonista inquestionável na construção de um amanhã melhor.

E, enquanto o sol se punha naquela tarde, foi mais do que um simples sorriso lançado a um aluno; havia ali a semente de um futuro repleto de possibilidades, plantada por aqueles que, com amor e dedicação, se dispõem a ensinar. A importância de um professor não deve ser medida apenas por sua trajetória profissional, mas pelo impacto duradouro que deixa na vida de cada aluno. Sabe-se que cada elogio e cada reconhecimento são um sopro de vida em sua jornada. Que possamos, todos, aprender a valorizar esses mestres que têm em suas mãos a sabedoria do mundo.

Vera Salbego

Professora/ Escritora

http://verasalbego.wixsite.com/verasalbego