UM MUNDO SEM AMOR

Observo surpreso o telejornal da hora de almoço, com as principais notícias do dia a nível mundial, reflito sobre a forma como tudo caminha, de mal a pior. As pessoas com obrigação de ter um comportamento irrepreensível odeiam-se, agridem-se sem motivo, rouba-se na maior impunidade, tira-se uma vida sem mais nem porquê…

Os bombardeamentos, seja na Ucrânia, seja na Faixa de Gaza - agora também em Beirute - sucedem-se a um ritmo alucinante... Onde acabará a impunidade, essa cega vontade de vingança e a matança terminará? Onde finalmente se ouvirá falar em paz, mas com sinceridade?

Onde param os valores?

Almas despidas de sentimento, o amor há muito as abandonou…

E então recordo…

Os anos passam… Adeus Marianne… Desculpa, Leonard (Cohen), por usar sem licença o título da tua canção… Não, ela não se chamava Marianne mas para o caso tanto faz… O que conta é o que se sente do lado esquerdo do peito… Como Saramago disse um dia, referindo-se ao amor da sua vida, Pilar «Se tivesse morrido sem te conhecer, teria morrido sentindo-me mais velho» …

Será que o romantismo alguma vez acabará? Será que o Sol um dia deixará de brilhar? As marés deixarão de beijar a areia? Creio que não… Mas se tal eventualmente acontecer, nessa altura já nada existirá de importante sobre a terra, pois se não existe amor, que importa tudo o resto? Então o colorido das flores desaparecerá, a Lua deixará de inspirar e Jesus decerto terá vontade de morrer outra vez…

Tristes perspectivas…

O melhor mesmo é aproveitar o sol de inverno e dar uma caminhada… enquanto tal é possível sem pagar imposto…

INTERAÇÃO:

Recebi do sempre inspirado poeta Jacob Filho este criativo redonde, perfeitamente alusivo ao tema.

Visitem a sua escrivaninha.

O MUNDO EM TREVAS

O mundo está escuro,

Por conta de quem governa,

Pondo todos inseguros...

Tal nos tempos da caverna,

Seja Rússia ou Brasil,

Ou com quem se reuniu,

Pra discutir o futuro,

Sem moral vira baderna.

O mundo está escuro,

Por conta de quem governa...

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 06/10/2024
Reeditado em 13/10/2024
Código do texto: T8167411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.