A Sombra da Má Influência

A convivência com pessoas de caráter duvidoso é um caminho perigoso. O exemplo de uma criança que, ao frequentar um ambiente escolar saudável, começa a ser influenciada por uma pequena gangue na 5ª série, ilustra bem isso. Ela inicialmente não faz parte do grupo, mas, ao conviver com seus membros, gradualmente vai se moldando à mentalidade deles. O que começou como simples brincadeiras inofensivas logo se transforma em pequenos delitos, até que a criança, antes inocente, já se encontra no meio de atitudes reprováveis.

A Bíblia já nos alerta sobre o poder das más companhias. Em Provérbios 13:20, está escrito: "Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal." Este princípio transcende o tempo, desde as crianças que se perdem em pequenos grupos até os adolescentes que começam a atuar como "aviãozinhos" no tráfico. Inicialmente, muitos desses jovens não têm intenção de se envolver com o crime, mas ao se misturarem com aqueles que já estão corrompidos, acabam sendo sugados para dentro desse círculo. Quando percebem, já estão presos numa realidade violenta, que não perdoa fraquezas.

O mesmo princípio se aplica em escala mundial. Recentemente, o Brasil tomou a decisão de aceitar a reabertura da embaixada da Coreia do Norte em seu território, um país governado com mão de ferro pelo ditador Kim Jong-un. Embora a decisão possa ser vista como um gesto diplomático, ela também levanta preocupações morais. Conviver com um regime que oprime seu próprio povo e ignora os direitos humanos não é apenas uma questão política, mas também uma questão de princípios. Ao aceitar essa aproximação, corremos o risco de normalizar e até validar um governo que comete atrocidades contra seus cidadãos. Em respeito ao povo norte-coreano, que sofre sob esse regime, essa reabertura é uma abominação.

A história nos mostra que a convivência com os maus pode corromper até mesmo as melhores intenções. Seja nas ruas de uma cidade, nos corredores de uma escola, ou nas salas de negociação entre nações, associar-se a regimes ou grupos que praticam a maldade coloca em risco não apenas a integridade de uma pessoa, mas também de um país. Assim como um adolescente que entra para o tráfico aos poucos, ou um político que se cala diante de uma ditadura, o Brasil também pode, lentamente, comprometer seus valores ao manter relações estreitas com governos opressores.

A lição final dessa história é clara: "Una-se aos bons e serás um deles." Se escolhermos conviver com aqueles que buscam a justiça, a bondade e a sabedoria, nos tornaremos cada vez mais alinhados a esses valores. Como ensina o velho provérbio, é a escolha das nossas companhias que define o caminho que trilhamos.

Osnir da Silva
Enviado por Osnir da Silva em 04/10/2024
Código do texto: T8166245
Classificação de conteúdo: seguro