A Luta Contra a Extrema-Direita nas Eleições de 2024

Falta apenas uma semana para o primeiro turno das eleições municipais de 2024, e o clima é de urgência. Não apenas nas ruas, mas nas redes, nos grupos de mensagens, nos discursos que circulam de boca em boca. A disputa já ultrapassou as promessas e os planos de governo: o combate agora é ideológico, é uma luta contra a desinformação, contra as fake news que contaminam o debate público, como sombras que se escondem nos cantos mais obscuros da internet.

Estamos diante de uma escolha que vai muito além de quem será o próximo prefeito ou vereador. Essas eleições são o campo de batalha para o futuro do Brasil. E a linha de frente é clara: de um lado, aqueles que defendem a democracia, o diálogo e o respeito às instituições; do outro, os que se alimentam do ódio, da mentira, do radicalismo. O bolsonarismo, mesmo após perder terreno, continua ativo, disseminando desconfiança e caos. O silêncio progressista, se houver, será a vitória de quem se esconde nas brechas da verdade.

Agora, mais do que nunca, a militância precisa estar atenta. A uma semana do pleito, não há espaço para hesitações. Não basta votar em qualquer candidato que pareça mais simpático ou que tenha um bom perfil nas redes sociais. É necessário escolher aqueles que têm coragem de encarar a extrema-direita de frente, que combatem as fake news com transparência e verdade, e que compreendem o papel histórico que estas eleições desempenham no Brasil que será construído até 2026.

Essa reta final exige mobilização massiva. É hora de intensificar a presença nas redes sociais, não apenas pedindo votos, mas defendendo narrativas baseadas em fatos, chamando atenção para os perigos do extremismo. Quem cala, consente; e a extrema-direita avança onde encontra silêncio. Se os progressistas não ocuparem esses espaços, se não se mantiverem firmes, a vitória poderá estar do outro lado, no silêncio cúmplice de quem não lutou até o fim.

Essas eleições não definirão apenas o futuro imediato das cidades. Elas são a base para a eleição presidencial de 2026. Os prefeitos e vereadores eleitos agora serão peças fundamentais nesse tabuleiro, ajudando a moldar o cenário político para os próximos anos. E o que está em jogo não é apenas um cargo, mas a própria essência da democracia brasileira.

Então, falta uma semana. Uma semana para fazer a diferença. Uma semana para garantir que a voz progressista ecoe, forte e clara, nas redes, nas ruas, nas urnas.

Sandro Almeida e Ivan Vieira
Enviado por Sandro Almeida em 29/09/2024
Reeditado em 06/10/2024
Código do texto: T8162854
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.