INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Você já parou para refletir sobre o quão inteligente você é?

Continuamos em um universo acelerado, com a tecnologia progredindo a um ritmo sem precedentes.

Depois da pandemia mais aterrorizante de todos os tempos, a Covid-19, as tecnologias tiveram que ser reinterpretadas, empregadas e exploradas.

Elas desempenharam um papel crucial na vida humana e ganharam uma relevância significativa, pois o mundo ficou paralisado, com as pessoas cumprindo rigorosamente suas quarentenas, confinadas em suas residências ou em seus universos pessoais.

Durante a quarentena, o mundo se tornou mais "inteligente" ou mais "louco", dedicando-se ou especializando-se em várias áreas das tecnologias. Tudo era resolvido online... audiências em tribunais virtuais, sessões de terapia e psicologia, aulas síncronas, consultas médicas, apresentações de seminários, encontros, surgiu até o onlyfans, hahahaha.

Com o progresso da Covid-19, nossas limitações de tempo aumentaram e nos obrigou a nos tornarmos inteligentes artificiais.

E quais foram os aspectos positivos e negativos dessa narrativa toda?

Vejo a Inteligência Artificial como um aspecto positivo, para esclarecer algumas incertezas que surgem neste universo tecnológico ou simplesmente para adquirir conhecimento, mesmo que seja artificial. Simultaneamente, me preocupo com a velocidade com que a IA está se tornando, alcançando resultados, seja em pesquisas ou efeitos, em frações de segundo. Isso faz com que a Inteligência Artificial deixe de lado os pensamentos e opiniões individuais, bem como a ética e valores, componentes relevantes que a inteligência artificial não consegue reproduzir.

É essencial que saibamos utilizar a Inteligência Artificial de maneira que ela não nos controle, não nos torne artificial, incapaz de reformular uma frase, levando-nos a acreditar em soluções incrivelmente fantásticas que são inexistentes. Utilizaremos a tecnologia para o nosso benefício, usando-a de maneira lógica, sempre priorizando o progresso da nossa Inteligência Humana e Racional.

24 de setembro de 2024