Fenachopp

"Fenachopp - um evento marcante na história de Joinville e dos catarinenses.

A maior festa germânica do Norte de Santa Catarina." (#lbw)

 

**Crônica da Fenachopp:

A Celebração que Marcou Joinville**

 

- A cada mês de outubro, Joinville se transformava em um grande palco de celebração e alegria com a Fenachopp, evento que reunia milhares de pessoas em uma ode à tradição, à cultura e ao convívio social.

- Inspirada na famosa Oktoberfest da Alemanha, a Fenachopp era mais do que uma simples festividade: era o reflexo do espírito de uma cidade que valorizava suas raízes e acolhia, com entusiasmo, todos os que queriam participar.

- Durante 16 anos, o som das bandas ecoava pelos pavilhões, embalando danças típicas e competições animadas, enquanto o aroma da gastronomia local pairava no ar.

 

- As ruas se enchiam de turistas e moradores, ansiosos para viver a experiência de uma festa que unia o melhor da cultura germânica à hospitalidade joinvilense.

- Economicamente, o impacto era imenso: hotéis lotados, comércios movimentados e um fluxo turístico que impulsionava a economia local.

- Mas, além do capital, a Fenachopp cultivava algo ainda mais valioso: o senso de comunidade. O evento unia gerações, de crianças encantadas pelos personagens Fritz e Frida a adultos que desafiavam amigos em competições saudáveis, como o chope em shots.

 

- No entanto, com o passar dos anos, a infraestrutura não acompanhou o crescimento da festa, e, em 2003, ela chegou ao seu fim.

- Mas o legado da Fenachopp permanece vivo na memória dos joinvilenses, que ainda se recordam dos momentos de pura diversão e celebração.

 

---

 

**Sete trovas da Fenachopp de Joinville-SC:**

 

1. A Fenachopp traz a lembrança,

Das noites de alegria e cor,

Joinville em dança e festança,

Viveu momentos de puro amor.

 

2. Fritz dançava com a Frida,

Ao som da banda a tocar,

Alegria não se despedia,

Até a festa terminar.

 

3. O chope em shots, diversão,

Competição na brincadeira,

No coração, pura emoção,

Era a festa a vida inteira.

 

4. Cada copo erguido ao céu,

Marcava a tradição querida,

Joinville em tom de mel,

Brindava a vida bem vivida.

 

5. Pelos pavilhões a ecoar,

O hino que Beckhauser criou,

Uma cidade a celebrar,

Tudo aquilo que se sonhou.

 

6. Da queda de braço ao chope,

Era festa de valor,

Fenachopp, orgulho nobre,

Foi de Joinville o amor.

 

7. Hoje o sonho permanece,

Na memória de quem viveu,

Que a festa um dia regresse,

E traga o que se perdeu.

 

---

 

**Resenha da Fenachopp - Tópicos Salientes:**

 

1. **Impacto Cultural:** A Fenachopp celebrava as tradições germânicas dos imigrantes europeus que colonizaram a região de Joinville, fortalecendo o vínculo com as raízes culturais da cidade.

 

2. **Importância Econômica:** A festa movimentava milhões de reais a cada edição, gerando empregos temporários e movimentando o setor de serviços, incluindo hotelaria, gastronomia e comércio local.

 

3. **Atração Turística:** Joinville se tornava um ponto de encontro de turistas, fortalecendo o turismo na cidade, atraindo visitantes de diversas regiões para vivenciar a cultura, música e gastronomia alemã.

 

4. **Personagens Marcantes:** Fritz e Frida, símbolos da festa, eram figuras emblemáticas que personificavam a alegria e a essência do evento, cativando o público com suas performances e trajes típicos.

 

5. **Atividades Lúdicas:** As competições como o chope em shots, o Degusta Beer, e a queda de braço eram destaques que proporcionavam diversão e integração entre os participantes.

 

6. **Hino e Identidade Musical:** O hino oficial, composto por Laércio Beckhauser, era tocado em todas as edições, sendo parte crucial da identidade da Fenachopp e evocando um espírito festivo entre os presentes.

 

7. **Encerramento e Fim da Festa:** A falta de infraestrutura adequada e disputas pelo uso dos pavilhões da Expoville culminaram no fim da Fenachopp em 2003, deixando saudades e um vazio cultural na cidade.

 

---

 

**Conclusão: A Fenachopp - O Legado de Uma Festa que Nunca Morreu**

 

- A Fenachopp não foi apenas uma celebração momentânea, mas um verdadeiro marco na história cultural e econômica de Joinville.

- Ela trouxe o espírito festivo dos imigrantes europeus para o coração da cidade, unindo gerações e cativando milhões de visitantes.

- Embora seu encerramento tenha sido prematuro, o impacto que deixou na memória coletiva e no desenvolvimento turístico de Joinville é inegável.

- Seu legado perdura, e a possibilidade de um retorno, ainda que em novo formato, ecoa como um desejo vivo entre aqueles que testemunharam sua grandiosidade.

- Afinal, a alma de uma festa como essa jamais desaparece por completo.

- Em breve, Fitz&Frida de Joinville e SC, estarão nos olhares de Joinville-SC e de todo mundo real e virtual.

(By: lbw+ IA, PIRAHYSTRASSE, BECKHAUSERPARADIESECKE, OMA, JOINVILLE-SC, em 5 set 2024, quinta-feira.)