CRÔNICAS - E O CARRO DA MINHA FILHA ATÉ AGORA NADA...?!
CRÔNICAS – E O CARRO DA FILHA ATÉ AGORA NADA...?!
É brincadeira 2 semanas para a montagem e pintura da 5ª porta traseira de um Celta Spírit 1,0 2017, custar R$ 2.850,00 e demorar tudo isso para desmontar a porta traseira que tem apenas 2 parafusos superiores, retirar apenas os emblemas e o forro interno de plástico e aguardar a porta nova (segundo eles) que acredito que é alguma porta recuperada e tal demora para fazer tal reparo, e que se pintam entre hoje e amanhã até secar e montar as peças para tentar entregar nesse sábado o risco de a pintura ainda não estar seca, pois tal brilho da pintura é uma verniz que deve ser pintado depois da pintura de fundo e da pintura da cor do carro e após secagem dessa pintura se aplica o verniz para dar brilho!!!
Não sou pintor, mas tenho experiência em pintura de todos os vasos que estão sujeitos a corrosão nas Refinarias de Petróleo além de posteriormente até mesmo para produto a quente é preciso depois dessa pintura a colocação manto térmico para tal tanque não perder o calor e não empedrar e ainda tem agitadores em 3 posições para manter tal produto sempre agitado para que não se solidifique!!!
Já atuei com jateamento e pintura de fundo sem que passe mais de 4 horas de espera, e tal jateamento se faz num tanque já com corrosão pois facilita em tal jateamento de granalha ou de areia ao metal branco e daí se faz a pintura de fundo, mas os carros atuais durante o processo de fabricação a carcaça do mesmo vem através de guindastes e que o mesmo por eletrolise entra num tanque e se faz a pintura eletrostaticamente após os banhos de anodização que serve de proteção para tal corrosão, dai em outro reservatório o banho por eletrolise a tinta fundo e posteriormente a cor da tinta de sua preferência do carro que irás comprar depois de toda a secagem em estufas e montagem geral das peças e acessórios e tal produto vai para a liberação do controle da qualidade se o produto não tem alguma irregularidade e se houver sai da linha de montagem para tal processo de recuperação ou simplesmente é reprovado, que será utilizado para tais testes de performance ou de destruição total ( crash teste) junto com bonecos para avaliação do veículo e com seus air bags se realmente funcionam a contento!!!
Uma pena que tais carros elétricos fabricados no mundo todo está proibido de estacionarem em estacionamentos de hotéis ou em prédios residenciais onde o teto da garagem é muito baixo e impede a entrada de caminhões de bombeiros para extinguir qualquer incêndio que ocorra com tais veículos...
Com certeza tal problema que causam tais explosões sem motivo algum aparente do veículo novo, e com 90% da carga da bateria de lítio, com certeza é o problema de que a tal bateria tem problemas de aquecimento em locais que não tenham ventilação adequada!!!
Bem meus amigos, não fui convidado pelo genro e nem pela filha para dar assessoria durante tal pintura e não vou ser eu que vou me oferecer de dar palpites para tal serviço uma vez que não me consultaram e nem fizeram orçamento em mais de uma oficina que alegou que teria que desmontar para ver em quanto custava??? Estranho desmontar uma porta que já vai ser trocada, bastava orçar a montagem e pintura pois a peça nova não tem o que fazer nela a não ser talvez algum furo para montar a publicidade de funileiro querendo fazer publicidade de sua empresa.
Disse a eles que deveriam pelo menos ter consultado 2 a 3 funileiros de pintores e ver como estão os serviços deles em outros carros já sendo montados ou pintados para ver a tal qualidade de serviços, ou até mesmo entrar na internet e saber se os clientes que já fizeram serviços nessa empresa, foram bem atendidos e num prazo adequado a sua necessidade, afinal ambos trabalham com o carro todos os dias!!!
Sou bem São Tomé, só acredito vendo algum serviço já feito em algum carro que o funileiro esteja fazendo e se o trabalho realmente é de primeira linha ou gambiarra para quem esteja querendo vender o carro e quer apenas uma repintura em partes já danificadas ou mal pintadas que prejudicam o valor da venda pois dá para detectar que o carro já foi batido e tal reparo foi mal feito!!!
Quando conserto o meu carro faço o possível e o impossível de acompanhar o serviço todos os dias pela manhã e pela noite para ver se o serviço previsto andou ou tal funileiro nada fez durante o dia todo no meu carro dando preferência a algum carro de alguém que já entrou depois do meu serviço já tratado e que a data de entrega o combinado não é caro!!!
Bem amigos leitores, sempre que escrevo é para dar a todos alguma ideia de que ninguém é perfeito e é preciso cautela em escolher muitas vezes o menor preço de orçamento não é o melhor funileiro, pois todo serviço bem feito com profissional qualificado não sai tão barato e muito menos em qualquer local em que as condições de limpeza irá afetar o acabamento de pintura...
Você sabia que toda a fábrica da Ferrari em Maranello, o piso é todo branco??? Exatamente para destacar que a empresa e os profissionais são caprichosos ao ponto de não sujar tal piso e que o carro é montado como se fosse um laboratório químico que tais sujeiras possa contaminar o produto!!!
Nota do autor:- Sua escolha de um profissional sempre escolha o preço médio, pois com certeza esse será o verdadeiro sujeito decente de fazer o seu serviço sem abuso e com certeza de que sabe o valor de seu serviço e das peças que usa... pois peças de segunda categoria vai sair da oficina já com data de volta para corrigir tal erro e isso custa o dobro de tempo e talvez a sua paciência!!! Boa sorte na sua próxima vez pois nada disso acontece só uma vez em nossa vida!!!