CAFÉ AMARGO
Todos os dias, ao amanhecer, acordamos, saímos apressados para deixarmos os filhos na escola ou para cumprir mais um dia de trabalho, muitas das vezes saindo de casa com o estômago vazio.
Saímos em direção ao trabalho no automático, como robôs ou como aqueles carros elétricos que existem na China, que não precisam de motorista.
Precisamos cumprir uma reunião importante com o chefe, precisamos bater a meta do mês, precisamos realizar aquela venda crucial. Estamos sempre em uma busca ininterrupta da nossa realização profissional.
Muitas vezes fazemos o mesmo trajeto dia após dia, ano após ano e não percebemos os detalhes que estão pelos caminhos, de notar aquele pé de Ipê plantado no canteiro central, ou aquele pé maravilhoso de Bougainvíllea florido na primavera espalhados pela cidade, ou aquele mural pintado artesanalmente de algum artista local.
Vivemos tão apressados, que não conseguimos sequer notar aquele pedinte usando muletas ou cadeiras de rodas enquanto aguardamos a abertura do sinal vermelho.
Frequentemente, engolimos nosso almoço sem mastigar, engolindo-o a seco com um gole de água.
Quando foi a última vez que aproveitou um instante de felicidade?
Que não refletiu sobre as contas a pagar, sobre a ascensão ao cargo tão desejado, ou sobre a roupa de grife exposta na vitrine ao retornarmos para casa.
Por vezes, tornamos nossa vida amarga, descuidando dos detalhes cotidianos, como, por exemplo, escolher saborear um café da manhã tranquilo em um sábado ensolarado, ouvindo sua playlist predileta ou durante a semana, por que não?
- Bom dia, moça, me veja um café sem açúcar, por favor!
Há muitos indivíduos que optam pelo café amargo, acreditando que o açúcar pode ser nocivo à saúde. No entanto, o maior prejuízo que estão causando a si mesmos é ao deixar de viver o presente, o agora, desperdiçando os breves momentos de felicidade e desconsiderando os pequenos detalhes da vida.
20 de setembro de 2024