CRÔNICAS - O SETOR DE RECURSOS HUMANOS - FASE 3

CRÔNICAS - O SETOR DE RECURSOS HUMANOS - FASE 3

Logo a seguir após saída da Constanta Eletrotécnica fui para Sano S.A - Materiais de Construção no Rio de Janeiro - no Jardim América bem na entrada da cidade na Via Dutra...

Após passar pelo crivo do Sr. Carlos Sjosted , um Sueco de 2,00 m de altura que me sentia uma criança falando com alguém adulto, mas dos 72 candidatos ficamos na final com 3 e estava eu ainda entre eles...

O nosso almoço foi com certeza o último teste de comportamento a mesa de refeições e ali o diretor nos questionava um de cada vez e naturalmente respondíamos o necessário, mas um deles um sujeito também de 2,00 m com certeza seria o eleito por alguém do mesmo tamanho... enfim o outro candidato também era um nissei japonês que nada falava quase que só ouvia nós falarmos de nossas competências e as nossas experiências em outras empresas...

No meu caso sempre trabalhei desde pequeno para a família e nunca tive a Carteira de Trabalho assinada e dai só tive o primeiro emprego com carteira assinada aos 25 anos formado em engenharia, quando fui atuar nessa primeira empresa onde fui muito bem profissionalmente e agora nessa segunda empresa como Gerente de Fábrica para Votorantim, teria que passar para conhecer como fabricava tais produtos na sede matriz do Rio de Janeiro e dai pelo menos seis meses seria o meu salário de Gerente, mas como aprendiz das funções existentes na empresa, até mesmo de atendente de telefone PABX... que uma noite o diretor pediu para que eu ligasse a esposa dele... e la fui eu para o PABX e fiquei na escuta... pois tem uma tecla que a telefonista desliga assim que a pessoa no ramal atende...

- Sai da linha engenheiro!!! Diz ele para mim da sala dele... e eu no PABX... rindo de ver se ele sabia desse segredo que as telefonistas bisbilhotam a nossa vida e nem sabemos disso!!!

Acreditas que tal Diretor não quis o filho dele aprendendo na sua empresa e pediu ao amigo vizinho de outra empresa que o colocasse com aprendiz na empresa para aprender todas as funções e como eu estava fazendo na empresa ele estaria na empresa vizinha e quando fosse promovido a Gerente seria transferido para a Matriz para ficar como Diretor da Fabricação de sua empresa e ele poderia aposentar e ficar sossegado que seu filho teria bagagem sem protecionismo da diretoria que seria o pai dele... e os funcionários não ficariam gozando que tal filho é incompetente e filhinho de papai!!!

Assim depois de 3 meses de dia...fui para o turno da noite para saber as dificuldades noturnas na empresa que tive um acidente com um funcionário que prensou os dedos numa movimentação dos carrinhos de moldes com as respectivas telhas que iriam para a estufa e ao empurrarem o carrinho prensou a mão do profissional... e eu tive que ser o enfermeiro e dar até a injeção para aliviar a dor e deixar o profissional trabalhando na área mas num serviço que precisaria apenas de uma só mão a sã que não tinha se ferido!!!!

De manhã que ele deveria fazer novo curativo e passar pelo médico foi embora para a sua casa e quando voltou na noite seguinte com dores... tive que aplicar nova injeção e deixar ele de castigo até a manhã seguinte quando foi atendido pelo médico plantonista da empresa...

Sugeri assim que para o turno noturno precisaríamos não de um médico, mas pelo menos um enfermeiro que possa atender uma emergência qualquer... e como agora engenheiro responsável por Organização e Métodos da empresa durante o meu treinamento fiz um trabalho completo de todas as funções para a matriz e para a minha responsabilidade na filial de Votorantim onde pude usar os meus ensinamentos e teve durante 2 meses a equipe do Rio de Janeiro para dar o Start up na empresa e também no processo produtivo e o acompanhamento total dos engenheiros de manutenção com os acertos finais das maquinas de execução produtos fabricados na própria Sano S,A. da matriz!!!!

O meu departamento de Recursos Humanos no começo era eu mesmo, pois não conseguimos trazer ninguém do Rio de Janeiro para tal... e aproveitei o Sr. Inácio que era muito bom profissional na área social para demais funções de contato externo com fornecedores e assim conseguimos fabricar os materiais de deixar na espera por 30 dias de secagem total das peças para depois serem liberadas para entrega aos clientes!!!

Teve casos inusitados de roubo de marmita que tive que chamar a policia da cidade de Votorantim... ali na porta... e vistoria de quem pegou a marmita do profissional que foi almoçar comigo num restaurante pois tinham levado a marmita dele durante o aquecimento feito para todos... e exatamente o responsável pelo aquecimento já tinha roubado a mistura de muitos deles, mas ninguém nos informou... mas quando pegamos o ladrão fugindo pela cerca... mandei prende-lo por uma semana na cadeia... e só solta-lo após tal castigo e nem o demiti pois era um bom profissional na tarefa ali nas máquinas... mas de ser esperto conseguiu ser o responsável de aquecer as marmitex de todos e começou a roubar as misturas... e um dia roubou a marmita toda... e deu no que deu... prisão por uma semana... vieram os pais dele pedir para soltar por que era uma vergonha para evangélicos... e dai disse a eles que não souberam educar o filho a não roubar... então vou educar com uma semana de castigo na prisão!!!

Sei que alguém me considere carrasco de tomar decisões punitivas, mas aprenda a cuidar desses profissionais sempre que possível como rigor pois se facilitar eles vão te engolir facilmente e tu serás o próximo a ser demitido por incompetência junto aos seus comandados!!!

Não servi o exército mas com certeza se tivesse servido não seria engenheiro e teria seguido a carreira militar em minha vida, pois sempre li e fiquei fã das guerras e das decisões seguras desses senhores da Guerra, principalmente Winston Churchill excelente estrategista que fez a Inglaterra apesar dos bombardeios da V1 e V2 jamais desistirem de um dia derrotar os nazistas!!!

Uma vez o motorista do patrão veio até a mim dizendo que o Diretor esqueceu o cracha dele no RJ e dai o meu guarda da portaria que não o conhecia não permitiu a entrada do veículo dele com o motorista e como só o motorista tinha crachá... veio até a mim para liberar a entrada do diretor...

Achei que com isso o meu guarda seria demitido da empresa... pelo contrário o Diretor me parabenizou de que jamais alguém sem crachá entrasse na empresa... se fosse um ladrão no dia do pagamento ao pessoal seriam todos roubados... e deu parabéns ao guardar e aumentou até o seu salário e na promoção ficou ele de chefe da portaria e contratamos mais gente para ele comandar principalmente a carga e descarga dos caminhões!!!

Nota do autor:- No tempo que estava no RJ um tal Sr. Francisco Chefe do RH foi reclamar ao diretor que eu apresentei uma nota de R$50,00 de um almoço que eu estava acostumado a gastar se muito R$ 10,00 a R$ 15,00 e naquela nota ... estava num restaurante no centro do RJ num domingo que fui comer o preço foi bem mais caro do que pensei... e claro pedi a nota no valor do gasto real... E assim fiquei quieto e guardei a nota e paguei do meu bolso pelo meu gasto... naquela tarde de domingo num Shopping Barra... onde o preço das refeições custam caríssimos...mas dei o troco um dia encontrei o pagamento do pessoal inclusive dos valores até mesmo do salário do Diretor num papel que deveria ter sido triturado naquela máquina de trituração... e o tal Sr. Francisco mandou o office-boy fazer o tal serviço e ele guardou aquela resma de papel com salários de toda matriz e demais filiais da empresa pelo Brasil!!! Simplesmente achei alguém sentado em cima desses papéis a noite de plantão daquela mesma data de pagamento do pessoal e entreguei ao Diretor Presidente que me dedurou de ter gasto uma fortuna no meu almoço... agora ele teve que chegar na Diretoria e explicar porque ele mesmo não triturou todas aquelas folhas de controle de pagamento emitido pelo computador de barras que tinha para primeiro fazer os envelopes e depois de separados o dinheiro para cada funcionário tais folhas de controle deveriam ser triturados!!! Deu um prazer imenso de dar o troco ao sujeito que quer dedurar só porque que gastei mais do que devia num almoço !!!

ivanhoé e IVAN O TERRÍVEL O MEU ALTER EGO!!!
Enviado por ivanhoé em 19/09/2024
Código do texto: T8154947
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.