EXEMPLO DE VIDA

Em nosso dia a dia, nos deparamos, constantemente, com criaturas portadoras de alguma deficiência física.

Dentre estas pessoas, destacamos os cegos.  Criaturas sem visão, conscientes da sua deficiência, levando sua vida com naturalidade sem se deixar abater diante das dificuldades que se apresentam.

Apesar de não enxergar, são verdadeiros visionários na conquista que os conduz a manter a sua vida, naturalmente, a fim de atingir os seus objetivos.

Em contrapartida, vimos elementos dotados de uma visão perfeita, se passando por deficiente visual, a fim de tirar proveito de todos, mendigando em via pública.

É lamentável presenciarmos a falta de interesse destas criaturas, em tentar superar as suas dificuldades, visualizando a sua frente o futuro que lhes fora reservado, logo​​, cego não é aquele que não possui a visão, e sim, aquele que não quer enxergar.

É o indivíduo que não procura o que fazer, sem ao menos se esforçar para vencer, se apresentando como deficiente, em busca de um trocado, sem merecer. 

Por outro lado, vimos uma classe de trabalhadores mudos, se comunicando através da Língua Brasileira de Sinais, Libra, por não ter tido a oportunidade de aprender a falar, em decorrência da sua surdez. Nem por isso, deixaram de trabalhar.

O que representa, em nossas vidas, estas criaturas guerreiras?

Representa, exemplo de vida, em superar as dificuldades. 

Ser cego é não enxergar os males que o mundo nos apresenta. Só ver o que nos for salutar para o espirito, mente e matéria.

Ser surdo é só ouvir o que lhes apraz. Ouvir a voz da experiência que há de nos conduzir a uma vida de paz, harmonia e de muito amor.

Ser mudo é aprendermos a só falar o que de bom poderá levar aos ouvidos de quem os ouve. É transmitir aos ouvintes palavras de conforto que amenize os sofrimentos que a vida nos reserva.

Estas três palavras, cego, surdo e mundo, aglutinadas, formam a trilogia filosófica do saber viver.

Elas servem para que possamos disciplinar a nossa caminhada, procurando, sempre a trilhar pelos caminhos da honestidade, da caridade e do amor.

É nos preocuparmos com nós mesmos, sem, contudo, abandonar os que precisam de nós. O tempo é curto, procuremos construir uma vida com sabedoria, mostrando a todos a beleza da natureza, o cantar dos pássaros e o silencio do soprar dos ventos.

Não dificulte sua vida com pensamentos que não agregue valores dignificantes para o seu crescimento espiritual e material.

Viver é fácil, o difícil é saber viver.

Leonel Farias
Enviado por Leonel Farias em 17/09/2024
Código do texto: T8153562
Classificação de conteúdo: seguro