CRÔNICAS - O CONSERTO DO CARRO DA MINHA FILHA...?!

CRÔNICAS - O CONSERTO DO CARRO DA FILHA...

Já passou mais de uma semana para apenas trocar uma tampa traseira e pintura da mesma e montar de novo, pois a outra peça foi para o ferro velho em que com certeza em breve, já consertaram estão a vendendo ela de novo para alguém dizendo que a peça é nova!!! E o cliente simplesmente paga como se fosse, mas é toda recuperada e quando passa algum tempo onde colocaram massa plástica começa deteriorar e a pintura trinca e vem a ferrugem aparecendo por baixo da massa plástica e começa partir e descascar e assim o cliente percebe que foi lesado.

Quanto ao meu genro e minha filha, não me pediram para que eu acompanhasse tal conserto, pois o porco só engorda aos olhos do dono, e tais consertos se alguém não estiver cobrando e verificando se estão realmente consertando ou ficaram apenas com o dinheiro para consertar outros veículos que estão a mais tempo para serem reparados, e devido o dono não ter pago nada adiantado tais reparadores terão que comprar peças com o dinheiro de quem paga adiantado...

Somos muito inocentes como marinheiros de primeira viagem, pois quando foram comprar esse veículo deviam ter me chamado para testar o veículo em todas as condições e verificar todos os itens de segurança que deveriam estar em ordem.. macaco de elevação do carro era um ferro velho que nem funciona, alguém trocou o macaco antigo de uns 20 anos para colocar num carro de 7 anos de uso em estado de novo, pois os retoques de pintura eram recentes e tinham alguns problemas de vazamento no cabeçote que eles ao comprar não notaram e tiveram que levar várias vezes a tal oficina da empresa que venderam tal veículo com 7 anos de uso com baixa quilometragem por sorte, pois os pneus ainda são originais de fábrica, sabias que tem data de fabricação nos pneus de qualquer carro???

O meu Astra outro dia verificando o pneu de estepe tem 23 anos ... pois a data de fabricação é de 2001/03 ou seja se usou poucas vezes e virou estepe de novo e estava até bem conservado apesar dos 23 anos de uso... os demais pneus já são mais novos, mas mesmo assim alguns de 2018 e os último que comprei e troquei são de 2022!!! Mas sabiam vocês que em caso de acidente por estouro de pneu a seguradora não pagará seus danos se comprovar que o seu pneus tenha mais de 4 anos de uso... que para quem anda pouco o pneu estará quase novo, mas eles consideram um táxi-ceiro ou Uber que andam em média 300 a 500 km diariamente e dai a duração do pneu nem sempre dura seus 4 anos de garantia, mas como ninguém se preocupa de ver quando o pneu foi fabricado, ninguém perde o seguro... e nem a seguradora vá se preocupar para que se ganham bilhões por ano... que durante o governo do Bolsonaro, não pagamos por dois anos o tal DPVAT que é o seguro contra terceiros...

Enfim quando fores comprar um carro usado aconselho que leve junto um mecânico de confiança seu que verifique o motor se realmente a quilometragem dele coincide com o estado do barulho durante a aceleração, se está saindo fumaça branca ou preta no escapamento e se tem algum ruído estridente durante tal aceleração, coloca ele numa descida e coloca a segunda e terceira marcha e se o carro andar é sinal que a compressão do motor não está adequada e há folga nos anéis dos pistões e em breve terá que retificar o motor e isso custa 1/4 do valor do carro usado principalmente se já tiver uns 10 anos de uso...

Durante tal verificação é importante ver se for um carro quase novo pedir o manual do veículo e ver se as revisões normais obrigatórias de carro novo foram feitas em datas adequadas e a quilometragem não exagerada para as revisões de fábrica que são gratuitas nas concessionárias que carimbam onde e quem fez a tal manutenção e se elas foram feitas de acordo e a próxima a ser feita por quem compra estiver dentro do previsto é tal qual a aeronave que cai num acidente e a CENIPA verifica não só a caixa preta (que é de cor laranja) e também se a manutenção da aeronave está em dia e se houver mortes, por erro da empresa a seguradora com certeza não ressarce os mortos, vai ter que entrar na justiça contra a empresa irregular para receber o plano de seguro que pagas cada vez que compra a tal passagem aérea!!!

Assim a quem pensa em comprar o carro elétrico se lembre que ainda as concessionárias estão carentes de mecânicos especialistas em carro elétrico, e só a troca de bateria é um preço absurdo de R$ 25.000,00 e isso a cada 5 a 7 anos é preciso trocar tal bateria que na verdade são células de lítio que poderiam ser trocadas e recuperadas como já fazem na China, você entrega a sua pega uma recuperada e volta assim que tiver problema de novo sem ter que pagar por uma bateria nova...

Portanto amigos pensem muito bem ainda em adquirir um carro elétrico que não vai achar em todos os postos de estrada como carregar a sua bateria, aconselho ainda comprar o carro híbrido que tem a vantagem de usar combustível fóssil e durante o carro estiver usando combustível normal estará carregando a bateria e podes fazer tal opção assim que o próprio carro volta a tornar elétrico e assim não terá jamais que carregar a bateria na estrada ou pegar uma carona que guincho que não custará barato para te levar até um posto que tenha carregamento!!!

Boa sorte na sua próxima aquisição, espero que o meu conselho valha a pena, pois nem a minha filha e o meu genro não pensaram em me perguntar se valia a pena comprar um carro usado sem acompanhamento de um expert em vender e comprar carros... pois já tive mais de 28 carros durante a minha vida toda... ultimamente só tenho apenas um carro para o meu uso... mas já tive seis deles na garagem!!!

Nota do autor:- Sou além de formado em Mecânica Automobilística, também sou engenheiro de Produção Industrial e sei como são fabricados e tratados tais peças que vendem por aí e que exportam para o estrangeiro as peças boas e as que não estão tão boas ficam por aqui mesmo e são vendidas bem mais baratas que nós chamamos de segunda linha!!! Cuidem se para não serem lesados de comprarem produtos baratos que se quebrar o conserto vai sair bem mais caro talvez mil vezes a economia de alguns reais entre uma peça original e uma de segunda categoria!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 17/09/2024
Reeditado em 17/09/2024
Código do texto: T8153381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.