PORTO SEGURO
Sítio histórico fantástico, paisagens lindíssimas, praias paradisíacas. Além disso, uma boa rede hoteleira, pratos típicos da Bahia preparados com esmero. Entretanto, nem tudo é assim tão maravilhoso. Estive lá há uns poucos anos e amei quase tudo.
Em passeio pela área do descobrimento, no local onde foi rezada a primeira missa, um grande descampado, há tendas que vendem artesanato, alguns bares, lanchonetes, um museu histórico e uma pequena igreja de arquitetura colonial. Um pouco mais distantes, casas de moradores da localidade. Entretanto, nesse local de interesse histórico, muitas atrações e grande afluência de turistas nacionais e estrangeiros, pasmem, não há um único banheiro público.
Há, sim, residentes que oferecem seus próprios lavatórios para esse fim. Vivi essa experiência quando precisei de um banheiro público e não o encontrei. Um morador ostentava em frente à sua modesta casa, uma placa onde se lia:
- Venha cagar e peidar aqui!
Uma seta indicava o local e abaixo desta, o preço: 2 Real
Não tive alternativa, senão entrar na fila. Passei pela cozinha, onde uma mulher que preparava o almoço indicou-me o WC ao lado.
Parece que a municipalidade não vê a necessidade e nem toma providências para atender dignamente os turistas. Deve arrecadar um bom dinheiro, pois impostos incidem sobre todos os serviços. Assim sendo, cidadãos que ali moram, aproveitam a oportunidade para ganhar uns trocados, mesmo que seja da forma mais inadequada. Devia, também, se informar como se faz no mundo para resolver essas questões, de forma civilizada. Tive a sorte de visitar muitos países que deram soluções simples, baratas e eficientes a esse problema. Em muitos lugares cobra-se uma taxa para o uso de banheiros públicos, geralmente há uma cobradora junto à porta, que ao receber libera uma catraca, permitindo a entrada. Em outros lugares, como na Suiça, na Alemanha e no EUA, não há nem cobrador. Em um dispositivo acoplado à porta,
você coloca o valor, em moedas, desenhado em pequena placa. Os WCs são limpos e confortáveis e em alguns casos, as pessoas podem até banhar-se nesses locais.
Essa experiência me deixou incomodada e envergonhada..
( Coisas do tipo não acontecem somente em Porto Seguro. Há outros lugares turísticos no Brasil onde a infraestrutura é precária).