CRÔNICAS - O SETOR DE RECURSOS HUMANOS É .... FASE 1

CRÔNICAS - O SETOR DE RECURSOS HUMANOS É...?!

A porta do céu ou paraíso que te convida a entrar ou é o purgatório merecido a quem mente e quer a vaga mesmo que para isso tenha que vender a alma ao demônio???

Sou simplesmente alguém desempregado que chega na porta da minha primeira empresa, e claro que a minha impressão não foi tão boa devido a simplicidade do local, mas a limpeza e a ordem dos documentos estavam tão bem elaborados e com a separação de cada planilha a ser preenchida que me senti honrado de me sentar naquela cadeira para tal entrevista!!!

Mesmo sem nunca ter trabalhado numa empresa, fui desde os meus 7 anos de idade, um aprendiz a vida toda, pois comecei cuidando do jardim da minha avó, que me dava moedas que eu guardava no cofrinho feito de uma lata de leite Ninho com um rasgo feito na tampa... se quisesse abrir poderia, mas o meu pai proibiu de abrir até que ficasse cheia!!!

Imagine encher aquele cofrinho de 500 gramas de leite ninho seriam pelo menos 500 dias ou 1 ano de meio de moedas da minha avó, mas imagine que consegui bem antes, pois levando coisas para vender na ida a escola sempre ganhava algumas moedas e comprava o lanche com algumas delas e com o que sobrava as colocava ali naquele cofrinho... que a cada vez que mexia sentia ele mais pesado!!!

Foi assim que deixei de ser perdulário, gastando atoa como faziam os meninos que compravam brinquedos e logo enjoavam e até me davam de presente e claro que eu não enjeitava, pois estava louco para ter um daqueles só para mim!!!

Ser pobre é um defeito entre os ricos, mas uma virtude entre os miseráveis, pois ainda temos algo que eles não tem e assim o ciclo de doar se repete, pois agora aquele brinquedo já sem as rodinhas que se quebraram... ao doar a quem não tem nada... não importa se tem rodinha ou não... lá vai ele fazendo barulho com a boca e seu caminhão sem rodas subindo a ladeira ou descendo e ele ali mostrando o quanto está feliz apesar de um brinquedo já quebrado e doado pela segunda vez!!!

Vivi tal vida de infância e não me arrependo jamais de ter sido tão pobre de não poder comprar tudo que desejo, mas um dia com certeza vou ter o direito de chegar na loja de automóveis de verdade e falar com o vendedor...

- Quanto custa esse Opala... branco... 4.100 cc com câmbio no assoalho, que foi primeiro da série da Chevrolet Cupê?

- A vista ou a prazo??? Pergunta o vendedor achando que sou muito jovem para comprar algo à vista...

- A vista é claro!!! Respondo eu com orgulho afinal dessa vez estou com uma comissão de venda que dá para comprar e ter o orgulho de ter um carro 0 km cheirando a tinta de novo que sai da fábrica... obtido por uma venda única ao Sr. Oda, um japonês que visitei dez vezes e jamais comprou algo, mas na décima primeira vez comprou um estoque que a comissão deu para eu comprar o meu sonho dos sonhos a vista!!!

Ganhei o meu presente dado por mim mesmo graças ao meu esforço, mas a todos me taxaram de perdulário, pois com o mesmo dinheiro daria para comprar dois ou três carros usados ou até mesmo novos, mas porque não comprar o meu desejo único de ser dono de um possante da época que todos tinham também o mesmo sonho meu!!!

Foi um cliente que tive que sempre falava em japonês, pois ele oriundo do Japão que também falava português, mas como fui criado com os meus avôs paternos, que só falavam comigo em japonês e eu tinha que responder em japonês, foi bem mais fácil falar com o Sr. Oda como cliente sempre falando em japonês, mas segundo ele estava me testando se eu era persistente e claro que o teste acabaria na décima vez, mesmo assim achou que se não comprasse nada na décima vez... com certeza jamais voltaria ali para vender alguma coisa!!! E voltei e vendi Cr$ 350.000,00!!!

O pior de tudo que ele me chamou para conhecer toda a família dele que morava nos fundos da loja fotográfica e disse aos seus filhos nisseis... em português:-

- Vocês são uma vergonha para mim... esse sansei que é muito mais brasileiro que vocês é um orgulho para os pais dele e avós... pois fala japonês comigo e vocês não sabem falar nada em japonês e tem cara de japonês... uma vergonha para a nossa raça!!!

Sinceramente fiquei ali como exemplo de quem fala japonês, mas com pena dos garotos que com certeza nunca passaram uma vergonha dessa na frente de um estranho, que a mãe deles até chorou de vergonha... pois nós japoneses ensinamos nossos filhos a responder em japonês, mas nem sempre eles querem aprender pois se sentem brasileiros, mas todos os brasileiros nos chamam de JAPA!!!

Nota do autor:- Me desculpem se algum de vocês niseis ou sanseis que nada falam do japonês eu tenho uma neta mestiça Yasmin que fala e escreve até mesmo kanji em Japonês é ela é gossei ou quinta geração de japoneses no Brasil... e ela é ritmista da Banda de TAYKO tais tambores enormes e acredite também é professora de ORIGAMI e sabe de mais de 1000 dobraduras em papel ensinar no BUNKAKIOKAI DE ATIBAIA!!! Hoje é Arquiteta formada pela FAU - USP !!! Sinceramente nunca forcei ela aprender a nossa língua japonesa, mas ela mesma se dedicou a fazer o curso e claro que aprendeu várias coisas maravilhosas como TAYKO e ORIGAMI da cultura japonesa... o que me faz sentir muito orgulhoso que os meus descendentes continuam seguindo algo muito tradicional da cultura japonesa!!!

ivanhoé e YASMIN A MINHA NETA QUE FALA E ESCREVE EM JAPONÊS!!! E HOJE ARQUITETA PELA FAU-USP!!!
Enviado por ivanhoé em 15/09/2024
Código do texto: T8151849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.