Restauração

Um homem, no caminho do trabalho onde ele passava todos os dias, havia uma casa que se encontrava sempre fechada ,e isso muito o intrigava.

Certa vez, já se explodindo em curiosidade, resolveu olhar mais de perto aquela casa. Certificando- se que ninguém estivesse alí, então, podia entrar e observar tudo que o chamasse a atenção. Logo concluiu que era uma contrução aparentemente, inabitada havia um bom tempo e, que, agora ruia , úmida e vazia.

Viu algumas trincas nas paredes, por onde entravam ventos e todo tipo de impurezas. Teias de aranhas estavam por todos os cantos, retendo ciscos e insetos. As janelas já não se abriam e, por isso o sol não a aquecia mais. As portas só se abriam por meio de muita força , devido ás ferrugens já em demasia. Nesta casa não existia espaço interno, estava cheio de corroídos móveis e toda sorte de coisas velhas e empoeiradas, alí faltava água e luz.

Curiosamente, o homem começou algumas comparações sobre como estavam e o que tinham em comum entre a velha casa e seu envelhecido coração. Viu que ambos se encontravam velhos e sujos, precisavam urgentemente de reformas. Precisou que em seu coração, as trincas eram as feridas, os ventos eram mágoas; e as impurezas, tudo que elas podem propiciar. As teias de aranhas eram o tempo que sustentava ciscos e insetos, que, nada mais eram que sentimentos carregados de ódio, rancor, desprezo, tristeza, solidão, indiferenças, inferioridade e coisas assim.

No coração também as portas e janelas viviam fechadas, por isso os males insistiam em ficar ali mantendo - o frio, sem calor humano e tudo que ocupava esse coração era demasiadamente velho. Como os móveis da casa, eram os traumas, as desilusões, negativismos, antipatia... A ausência da água era a ausência da fé, faltava Deus, motivo pelo qual também faltava luz.

Baseando nesse paralelo, aquele homem acabara de despertar-se, agora iniciara um grande e preciso trabalho de restauração; se fosse restaurar a descrita casa, seria muito mais fácil que o tal coração. O coração é um processo mais delicado, exige maiores cuidados,pois, senão, todo o trabalho se perde.

Para reformar a casa os materiais são do tipo: Tijolos, areias, britas, cimento...

Já para renovar o coração os principais materiais são do tipo: Fé, perdão, amor ao próximo e por si mesmo, gratidão, afeto e o mais importante: Deus e sua Luz!

Descobriu que um coração não pode ser mais como uma casa velha e sim, precisa restaurações diárias para entender o valor que tem uma vida, uma família, um bom amigo e mais que tudo que se imagina, é o Amor de Deus e sua bondade pela qual se deve agradecer todos os dias enquanto houver vida.

Jão Martins
Enviado por Jão Martins em 15/09/2024
Código do texto: T8151793
Classificação de conteúdo: seguro