“AMOR-DE-AMIGO”, VIA PARA A FELICIDADE!

O ser humano não é apenas racional ou sentimental. Terá as duas dimensões, que devem ser cultivadas, porque: razão sem sentimentos pode ser injusta; e sentimentos sem a razão pode conduzir à cegueira.

Também aqui, este “Amor-de-Amigo”, que será equilibrado, porque racional e sentimental, é importante no bom relacionamento e na consolidação da felicidade, esta considerada como um ideal sonhado e um objetivo alcançado entre amigos verdadeiros, um estado de espírito tranquilo e carinhoso.

Os verdadeiros amigos, que sentem esse amor, diferente de todos os outros, que estará a um nível, eventualmente, abaixo ao do amor dos cônjuges, deve ser alimentado, reciprocamente, pelos dois amigos, porque: «Alguém precisa de nos encorajar a não pormos de lado aquilo que sentimos, a não termos medo do amor e do sofrimento que ele gera em nós, a não termos medo da dor. Alguém precisa de nos encorajar para o facto de esse ponto macio em nós poder ser desperto e, ao fazermos isso, estaremos a alterar as nossas vidas.» (CHODRON, 2007:117).

Quantas pessoas se dizem: não terem sentimentos ou não serem sentimentais; não apreciarem uma “saudação” especial de “Amor-de-Amigo”; pretenderem ser apenas racionais; não acreditarem, inclusivamente em valores supremos e entidades divinas.

É bem provável que tais pessoas sofram imenso, que, mesmo não aceitando, talvez, aparentemente, necessitem de uma palavra amiga, um ombro onde possam descansar a cabeça que sofre, por que não, de um beijo especial de amigo, com carinho e respeito, de um forte e caloroso abraço?

Pensa-se que a atitude mais sincera e eloquente da pessoa racional e, simultaneamente, sentimental, perante um destes amigos é estar sempre ao seu lado, nas horas boas e nos momentos menos bons, acariciar, confortar e nunca o abandonar.

É, igualmente, despertar o amigo para esta dimensão sentimental que está dentro dele, mas que ele não quer admitir. É trocar opiniões, sugestões, experiências. É ensinar e aprender aquilo que eles pensam não saber e que podem consolidar, ainda mais, o “Amor-de-Amigo”.

Quem sabe se no falhanço de um matrimónio, este “Amor-de-Amigo” não poderá constituir o lenitivo para a dor e sofrimento, numa primeira fase e a solução numa etapa posterior, daí a importância que se pode dar a este “Amor-de-Amigo”. Também, por isso mesmo, é tão importante nunca trair aquela pessoa, que sente por outra, o verdadeiro “Amor-de-Amigo”.

A felicidade dos verdadeiros amigos, a possibilidade de despertarem os sentimentos que estavam adormecidos, são aspetos a ter-se em conta, porque as relações humanas felizes passam também por este “Amor-de-Amigo”.

Os amigos que cultivam, sincera e sentimentalmente este amor tão sublime, devem, portanto, alimentá-lo, procurando, ao longo da vida, todos os momentos, todas as oportunidades para o vivenciarem, com carinho, com valores, com sentimento, com emoção, por que não, com uma ingenuidade de pré-adolescente, no sentido, se essa for a vontade de um deles e/ou dos dois, de não ultrapassar a linha de separação entre a sexualidade e a amizade do “Amor-de-Amigo”.

Em todo o caso, sempre vai ser necessária uma grande adaptação, porém, com muito empenho e entusiasmo, sem esforço imposto, mas com amor recíproco:

«A relação de Amizade é uma grande manifestação do Amor humano. O Amor de Amigos é Amigável, puro e sem hipocrisia. A pessoa escolhe livremente gostar dessa pessoa, amar essa pessoa, a que chama AMIGO. A pessoa não está ligada à outra pelo instinto! É uma simpatia pela pessoa.

Amizade pode existir entre homem e mulher, entre homem e homem, entre mulher e mulher. Neste Amor de Amizade não há! Não existe atracão sexual. (…). A verdadeira Amizade, ou seja, Amor de Amigos, traz muita alegria, a pessoa Ama e dá sem esperar nada em troca. Não Ama o Amigo pelo que ele fez ou faz! Ama independentemente da ajuda, de qualquer coisa que a pessoa Amiga faça.

Nós Amamos os nossos Amigos queremos estar perto deles. Desejamos o melhor para eles. Desculpamos os erros. Temos bons pensamentos, boas palavras, bons sentimentos, bons desejos para os nossos Amigos. Desejamos tudo de bom para os nossos Amigos. Somos sinceros! Puros! Amáveis! Honestos! Leais! Verdadeiros! Com os nossos Amigos. Esta é a verdadeira relação de Amizade. Gostamos dos nossos Amigos.» (ROBERTSON, Maria, in: https://www.oconsolador.com.br/ano13/650/ca2.html (1)

Numa análise mais simples, o “Amor-de-Amigo” é uma dimensão profunda nas relações de amizade imensa, entre duas pessoas, que ainda está pouco explorada, mas que poderá ser uma boa via para a felicidade dessas mesmas pessoas em particular, e do mundo em geral.

Este “Amor-de-Amigo”, entre duas pessoas, poderá ser vivido como “Uma Aventura Mágica”, como um pequenino segredo entre elas, fechado a “sete chaves”, levado por cada uma para o “túmulo”, mas durante a vida, sempre enriquecido pela magia desse mesmo “Amor-de-Amigo”.

Esta atitude, entre aqueles que sentem um verdadeiro “Amor-de-Amigo”, só é assim mantida, precisamente porque este amor, de verdadeiros e sinceros amigos, ainda não está bem difundido na sociedade, porque os preconceitos são um obstáculo para que tal “Amor-de-Amigo” seja livre e publicamente manifestado.

Ainda haverá um longo caminho a percorrer para que o “Amor-de-Amigo” seja uma realidade, entre duas pessoas que se gostam imenso, num contexto da amizade mais profunda e sincera, dentro dos limites que tal amizade lhes impõe.

Bibliografia

ANGERS, Maurice, (2003). A Sociologia e o Conhecimento de Si. Uma outra maneira de nos conhecermos graças à Sociologia. Tradução, Maria Carvalho. Lisboa: Instituo Piaget

CHODRON, Pema, (2007). Quando Tudo se Desfaz. Palavras de coragem para tempos difíceis. Tradução, Maria Augusta Júdice. Porto: ASA editores.

PIRES, Wanderley Ribeiro, (1999). Dos Reflexos à Reflexão. A Grande Transformação no Relacionamento Humano, Campinas: Editora Komedi.

ROBERTSON, Maria, in: https://www.oconsolador.com.br/ano13/650/ca2.html. (1)

“NÃO, ao ímpeto das armas; SIM, ao diálogo criativo/construtivo. Caminho para a PAZ”

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=924397914665568&id=462386200866744

Venade/Caminha – Portugal, 2024

Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente HONORÁRIO do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

site@nalap.org

http://nalap.org/Directoria.aspx

http://nalap.org/Artigos.aspx

diamantino.bartolo@gmail.com

http://diamantinobartolo.blogspot.com

https://www.facebook.com/ermezinda.bartolo

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1

Damantino Bártolo
Enviado por Rosangela Calza em 10/09/2024
Código do texto: T8148479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.