"Avanços da sociedade e seus contrastes"

Tenho saudades de um tempo que as pessoas tinham mais interações entre elas,

das brincadeiras de rua: dos convites dos aniversários entres vizinhos e também os favores, quando surgia os imprevistos e suas recíprocas.

Saudades de um tempo que alguns vizinhos, prestavam as chamadas prestações de serviços e muitas vezes as caronas e os socorros de carro, quando havia a emergência.

Saudades quando as pessoas sentavam na porta de casa, se reunindo para jogarem conversas fora, também das brincadeiras e outros, o tempo passava.

Saudades de vários vizinhos que nos tornamos amigos e seguindo seus destinos mudaram e o tempo foram nos afastando e não os vemos mais e talvez nunca mais os veremos.

Com o passar do tempo a dinâmica da sociedade gradativamente foram mudando; a rotatividade da vizinhança também, já não é as mesmas motivações essa convivência, foi se perdendo gradualmente e de repente nossa rua e bairro foi esvaziado esse estilo e nossa rotina ficou individualizada ao ponto de não mais conhecer nossos vizinhos.

Hoje com tecnologia e as facilidades de aceso ao comércio e também os aplicativos e principalmente os dos transportes: nos facilitou dentro de uma qualidade de vida e com certeza nos afastou do afeto e da solidariedade...

Com a evolução da sociedade no sentido das relações humanas é lamentável que mudou substancialmente e

mesmo assim essa sociedade, cada vez, buscando formas que encaixe nos modelos que sempre está mudando encontrando as formas, que individualmente as pessoas buscam para essa interação dentro desse avanço que não tem volta.

Acredito que um dia possamos nos conscientizar, que mesmo com o progresso da humanidade, ainda sempre haverá o contraste dessa convivência: por outro lado, haverá alguém quem manterão essa tradição de viver em comunidade.

Realmente tenho saudades desse tempo, que ficará nas minhas lembranças!

Viver: Arte da tolerância e paciência!

Foto extraida da Internet

José Deoclécio de Oliveira
Enviado por José Deoclécio de Oliveira em 07/09/2024
Reeditado em 07/09/2024
Código do texto: T8146590
Classificação de conteúdo: seguro