Estamos na época das redes sociais. Hoje, uma repórter, muito sabiamente, falou sobre o que cada um faz com o seu tempo. E nessa época de influencers e seguidores, fico ainda mais pasma! O público segue, acompanha, financia e aplaude criaturas que vampirizam sua vida. Tomam dinheiro, tempo, moldam e ocupam determinadas pessoas de maneira assombrosa. O público sorri achando que está fazendo um grande negócio mas nada daquilo agrega valor em sua vida. Muito pelo contrário! O tempo passa e a massa acompanha o cotidiano alheio. Pior! Pessoas discutem suas vidas privadas com público que nem conhecem. Contam, choram, esperneiam coisas que deveriam ficar no íntimo de suas vidas. Dia desses, num desses vídeos aleatórios, uma mãe dizia sobre um desagrado com a nora. Gravou um vídeo para expor algo íntimo. Um momento que, anos atrás, sem a época da internet, ficaria em família. O que o mundo tem a ver com isso? Hoje, as pessoas parecem precisar desesperadamente de plateia para tudo. De uma validação ilusória. "Olha o que estou comendo, fazendo, me desentendendo..." 

Quem você segue? Quem vampiriza o seu tempo? Quanto você perde com isso? (ou acha que ganha?!).

Fulano que comprou trezentas casas, usa uma bolsa de 30 mil, sapato de 15 mil, caiu, levantou, xingou, vomitou... E o povo aplaude, julga, imita, tem seu tempo e vida sugados, viciados em filtros, em vidas alheias, em falsas rotinas, sorrisos ensaiados, engajamentos fajutos... a sociedade adestrada, adoentada, envenenada, viciada. 

Vejo crianças com celulares em mãos, muitas! Presas fáceis para todo tipo de perigo. Sendo moldadas pelos piores influenciadores que podemos imaginar.

Influenciadores. Que palavra! Influenciadores de quê? Quanto do seu dinheiro, tempo, saúde tomam de você?

Fico boba do quanto as pessoas perdem tempo acompanhando a vida dos outros.

Os heróis de hoje são o suprassumo do lixo! Quem admira a mãe solteira que acorda cedo e faz faxina para sustentar a família, o pai que levanta cedo para trabalhar, aqueles que enfrentam filas e ônibus lotados, e todos que não sucumbiram à corrupção?

Os "guerreiros" de hoje não suportariam um dia de carteira assinada! Os heróis de hoje vendem ilusões e lucram com a perda alheia. Cospem e debocham no direito de todos e o povo aplaude. Quanto mais inúteis, fúteis e enganadores, mais a sociedade adora.

Quem se lembra da professora que deu a vida para salvar os alunos de uma escola? 

Quem se pergunta de onde vem tanto dinheiro ostentado nas redes sociais? E muitos não têm nem um plano de saúde para quando a dor apertar. 

Acorda, povo! Quem vampiriza a sua vida?

Pense Literatura
Enviado por Pense Literatura em 05/09/2024
Reeditado em 05/09/2024
Código do texto: T8145292
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.