Continuando a publicação anterior: claro que envelhecer não é de todo ruim! Alguns preservam a sua alma inquieta, marinheira que busca novos caminhos e conhecimentos. Se reinventam numa jornada que é conquistada todo dia. A persistência vai trabalhando a coragem e o espelho, nos dias de dor e desespero, deve ser evitado a todo custo.  Há um momento na vida em que não devemos dar voz ao espelho. Mesmo que seja breve, mas deixá-lo de lado um pouco nos oferece o retorno de nossas forças. E, quando voltar a confiança, libere-o apenas para zombar do seu potencial único de refletir. É ele o dependente de você. Espelho, por si só, não serve para nada. Precisa ser validado.

Mas, quando o assunto é o envelhecimento, tem lá os seus méritos. Ocupamos um lugar mais liberto com a idade. Os nãos saem com bem mais facilidade, nos moldamos nos rumos da nossa própria vida e damos muito mais valor aos dias que não são mais tão maleáveis mas igualmente enigmáticos. A vida pode se tornar um poema para todos aqueles que se dão ao luxo de sonhar e isso independe da idade. 

Quando muito jovens, custamos a identificar a felicidade quando ela chega. É a época do oba oba, tudo é incrível. Com a idade, percebemos que não nos importamos mais com tantas coisas e o segredo da felicidade está cada vez mais no agora.

Com a idade, a felicidade deixa de ser um verbo. É um acontecimento. Não uma obrigação. A felicidade pode estar debaixo das cobertas curtindo um filme na tv. No livro, na soneca e na paz quando tanta coisa sai de cena ao longo da vida. O mundo deixa de ser palco e a casa da gente desempenha um papel muito mais importante. Não temos mais a pressa tão comum na juventude. Queremos mais qualidade do que quantidade e a qualquer custo.

Na velhice, pensamentos terríveis chegam. Chegam sim. Mas os sentimentos, quando bem calibrados, não há demônio que persista!

Não vou mentir, dia desses espirrei e quase urinei. Uma quase perda involuntária da urina. Oi? Como assim? E vou lá eu ler sobre. E tudo bem. As festas hoje me desgastam mais, dormir pouco me afeta como não sentia quando tinha 20 anos. É a vida! Cada época uma etapa. Adianta eu querer me sentir da mesma maneira de quando tinha 15 anos? Não dá. A vida acontece todo o tempo independente dos nossos planos e ilusões. O roteiro dela é outro, aproveite e saiba minimizar o tempo que nos habita. Ele passa, aproveite. Não sabemos qual será o nosso último dia nesse planeta e isso, também independe da idade. Estamos todos de passagem, jovens ou não.

Eu sinto uma saudade avassaladora da minha infância! Chega a doer em alguns momentos. É então que percebo que ainda possuo uma boa memória onde posso revisitar esse momentos vividos, já que voltar no tempo não posso. E, nesses momentos, não há nada mais poderoso do que as nossas boas memórias!

A verdade é que, no fundo, ninguém quer envelhecer. Mas, só não envelhece mais quem já morreu.

 

 

 

"DREAMS AND WIND CHIMES" - Give It To 'Em, FLORABELLE!(Live at Le Petit Cafe)

 

Pense Literatura
Enviado por Pense Literatura em 05/09/2024
Código do texto: T8145236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.