Independêcia ou morte

Se foram todas as nossas chances de liberdade naquele setembro longínquo. O povo preferiu a morte. Vivemos desde então, até mesmo de muito tempo antes, e falo de todas as gerações que se submeteram ao jugo do poder dominante do dinheiro anteriores até mesmo ao império. E de todas as eras anteriores da história. Desde que o bicho homem aprendeu a aprender. Perdemos nossa chance de liberdade, preferimos à morte.

Fomos libertados do jugo da monarquia, para sermos jogados ao cárcere privado da república. Depois disso a história somente comprovou o que já vivíamos desde antes: subjugados pelos que mandam mais pelo poder da moeda, iludindo-nos de que somente alcançaremos liberdade nos escravizando ao trabalho para ricos ficarmos e finalmente em alguma coisa poder opinar.

Desastre histórico da liberdade sonhada apenas alcançamos a morte, morte por exaustão de tanto trabalhar para conquistar o sonho...mas que sonho estranho. Nos escravizamos em nome da liberdade...morremos ainda em nome da liberdade…

Tudo bem que a luta foi justa e alcançamos muitos direitos, muitos benefícios, oportunidades que antes não existiam. O problema é que ainda insistem em nos dizer, de todas as formas que podem, e disso parecem nunca se cansar, que, o que sonhamos ganharemos somente quando morrermos de tanto trabalho escravo. Pelo dinheiro. Esqueceram de nos dizer que nossa liberdade advém apenas do conhecimento e do trabalho justo…

Ah...mas temos faculdade...e salários competitivos...e saúde...e…

Isso basta quando tudo, exatamente tudo o que precisamos deve passar pelo crivo da razão destes que nos deram a "liberdade"?

Ou será que foi a "morte"?

Ainda estou tentando encontrar a minha liberdade, mas às vezes prefiro apenas morrer.

Josemar Fonseca
Enviado por Josemar Fonseca em 05/09/2024
Código do texto: T8144841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.