MAU AMBIENTE

O miquinho desapareceu! Isso mesmo, o mico que morava na mata aqui na frente de casa sumiu, não ouço mais seu piadinho matinal, faz algum tempo. Ele morou aqui por alguns anos e de repente foi embora, será que casou e foi morar numa mata maior, para assim dar mais conforta à sua família? Ou foi embora porque derrubaram uma parte das árvores para construir um prédio de arquitetura horrorosa, que em breve estará cheio de gente chata? Talvez isso.

Mas o fato é que o bichinho sumiu, a última vez que o vi ele estava andando pelos fios de alta tensão, tomara que não tenha levado um choque. Ele não sabia, mas era meu amigo, eu gostava de ouvir o piadinho dele toda manhã, assim como gosto de ouvir o Bem-te-vi, aqui na frente da janela dizendo que me viu com seus olhos do bem, mas ele também está aparecendo pouco. Acho que o movimento da cidade está espantando a galera, nem os canarinhos aparecem mais, maritacas, só de longe e assim a cidade vai ficando sem vida, cinza.

Vão-se embora os animaizinhos, coitados, que já estavam aqui antes de eu chegar, e que agora eu, de certo modo os estou expulsando, não fui eu quem cortou as árvores, mas não fiz nada contra também, então sou culpado, sim!

E eu, nas minhas madrugadas solitárias, cada vez mais solitárias sem a algazarra feliz dos pássaros, não sei o que será de mim. Se eu resolver mudar para uma roça, tomara que os bichos não tentem se vingar, será legítimo, eles não são assim. Vão entender, do modo deles, que eu sou apenas um cidadão urbano, que, infelizmente, não tenho poder algum, caso eu tivesse, decretaria que os pássaros seriam os donos de qualquer árvore plantada na cidade e nenhuma poderia ser cortada, então sofro com a saudade dos meus amiguinhos de penas e pelos...

Celso Ciampi
Enviado por Celso Ciampi em 05/09/2024
Código do texto: T8144823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.