Um grande muro

Ao contrário das circunstâncias, pós guerras, que levaram a construção do Muro de Berlin que foi considerada pelos seus idealizadores uma brilhante idéia dos vencedores. Construír uma barreira física dividindo a cidade ao meio. E que provocou a separação de dezenas de milhares de famílias no período de 1961 a 1989. E do Muro da Coreia que separa as duas Coreias e que até hoje está lá separando dois povos coreanos, a ideia do Muro na fronteira americana com o México, ao que tudo indica, tem outro objetivo mais específico coibir e conter a entrada de imigrantes ilegais. Para isso um grande muro foi sendo levantado aos poucos durante o passar dos anos separando e impedindo a entrada de estrangeiros, considerados ilegais no território americano. O Muro do México é alvo de muitas críticas em todo o mundo e possui o objetivo de barrar ou conter a entrada de imigrantes ilegais do território mexicano em direção aos EUA. Atualmente a extensão do muro entre México e Estados Unidos é de aproximadamente 1.130 quilômetros. Quando falamos de imigrantes imaginamos que só os mexicanos tentam essa travessia de forma ilegal. Engano pensar assim, muitos outros povos se juntam aos mexicanos, nesta terrível empreitada arriscada,  como os povos equatorianos, colombianos, brasileiros, haitianos, indianos e outros povos. Porém, nem todos conseguem o intento do "sonho americano". E os que porventura conseguem atravessar enfrentam a fome, a sede, o cansaço, a aridez e o calor do deserto do Arizona além, de ter que fugir e esconder da polícia americana na fronteira. Um drama ainda a ser resolvido e debatido nas Eleições Americanas.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 03/09/2024
Reeditado em 03/09/2024
Código do texto: T8143386
Classificação de conteúdo: seguro