Atualizações de 14 de maio de 1888.Quem bate o chicote hoje ?

No dia seguinte a falsa abolição...

Nessas quebradas de Brasil , fosse em capitais ou

rincões , queria eu saber o que foi o dia 14 de

maio daquele 1888 . Cantou - se , festejou -se

pegaram - se bens e terras , multidões de

mulheres e homens pegaram suas coisas e saíram por aí reivindicando o que lhe cabia ?

Depois de quase 400 anos de sequestro, abuso

e violências de toda sorte como teria sido o dia

seguinte?

Buscamos na história, essa quase sempre

trazendo a narrativa dos que se intitulam.

" heróis " escondeu o sangue por trás do quadro ,

um Brasil que não foi pintado .

Imagino que ouve tensão, que a luta continuou,

algums recém libertos devem ter reclamado ,

outros não, senhores se armaram e precavidos

muitos podem ter inclusive fugido por receio de

receber a legítima justiça , muitos continuaram

em suas funções alheios a notícia ou apenas sem

perspectiva de nada ? A senzala era tudo o que se

tinha. Ir a onde ? Viver de que ?

Sabemos que grupos de libertos deram origem a

ocupação de algumas regiões, "os morros " mas isso se dá de forma mais vagarosa com o passar de anos segundo historiadores.

14 de maio , o dia que não acabou ! Continuamos nós, a maioria lutando basicamente por moradia e alimentação, substituímos nossos grilhões de ferro pela corrente invisível do trabalho, somos assalariados ,autônomos, desempregados, pejotizados e agora uberizados . Tragados pelo capital, o chicote continua batendo tão forte em 2024 quanto batia em 1888 . Nossos senhores de engenho não são tão generosos hoje quanto naquela época. Tudo que é dado com uma mão é arrancado em dobro com a outra . As figuras de ontem continuam em atualizações que variam do caricato ao sofisticado, novos níveis de escravização criados . Nesse velho - novo - velho mundo tem lugar e manutenções para todos os postos da carcomida porém funcional estrutura escravagista , nossos capitães do mato ,feitores , capatazes , negros da casa grande , sinhazinhas e sinhozinhos ! Sim , está todo mundo aí... Podemos reconhecê-los sem grandes esforços, andando aqui e acolá entre corredores , salas com ar condicionado e máquinas de café , seja de social ou no melhor estilo "descolado" . Vigiando , supervisionando, assediando , ameaçando, cobrando, caguetando e etc... Nossas vidas são mercadoria . Quem bate o chicote na suas costas é o mesmo que também é chicoteado pelo seu "senhor " ou talvez seja você se chicoteando "Venha ser empreendedor no ifood diz a propaganda " Novas formas de escravização sempre podem ser criadas, novíssimos cativos estão tão desesperados por senzala , pão e água quanto no passado . Estratégias de casa grande seguem o mesmo padrão, dividir pra dominar . Quem não tem leitura do passado não tem leitura do presente.

Dia 14 de maio de 1888 travou no tempo!

Patricia Nogueira
Enviado por Patricia Nogueira em 01/09/2024
Reeditado em 02/09/2024
Código do texto: T8141954
Classificação de conteúdo: seguro