A EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS

 

A educação é um direito de todos, garantido pela Constituição. Contudo, para as pessoas com deficiência, em muitos casos, o aprendizado torna-se mais complicado, seja pela falta de estrutura, investimento, preparo profissional, ou até uma combinação desses fatores.

No caso dos surdos, a criação de uma escola especializada, data de 26 de setembro de 1857, na cidade do Rio de Janeiro. Porém, ainda existe um longo caminho a ser percorrido pelos governantes e pela sociedade. Apenas em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como oficial pelo governo federal, sendo garantido por lei, o seu uso em órgãos do poder público. É importante ressaltar que, apesar do decreto, vários funcionários ainda não têm o devido conhecimento da linguagem de sinais, dificultando assim o cotidiano de quem precisa utilizá-la. Do ponto de vista educacional, é necessário que os novos professores tenham a devida prática com a LIBRA, e assim possam desenvolver melhor o seu trabalho, e incluir a todos nas salas de aula.

Outro ponto importante a ser destacado é a inclusão do deficiente auditivo na comunidade em geral. É fundamental mostrar para as pessoas, os atributos dessas pessoas, incentivá-los e aprimorá-los. Todos nós somos capazes de realizar as mais diversas atividades, sem nenhum tipo de distinção. Contudo, é necessário reconhecer as dificuldades de cada um, e procurar uma forma de superá-las. O ambiente educacional é perfeito para desenvolver as aptidões do cidadão, desde o princípio da vida. Para quem não é PCD, o simples convívio com um, auxilia a enxergar o mundo de maneira diferente e melhor, pois faz com que os preconceitos acabem, e a empatia com o próximo aumente.

Portanto, políticas públicas devem ser feitas para melhorar a vida, não apenas dos surdos, mas de todas as pessoas com deficiência. Uma sociedade mais justa passa pelo desenvolvimento educacional de todos os habitantes, sem nenhuma exceção.

Rodrigo Bernardes Santiago dos Santos – 20 anos
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 31/08/2024
Código do texto: T8141232
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.