O PRESENTE

O PRESENTE

Quando comecei a conhecer meu rosto, percebi nele duas luzes acesas, tão brilhantes... Apagavam-se quando eu adormecia e, ao amanhecer, apresentavam-me a vida.

Tanto quanto as pessoas, encantavam-me os animais, as florestas, a delicadeza das flores, o céu, os rios, o mar, e tudo o que neles há.

Em minha numerosa família, não tínhamos festa de aniversário, mas recebíamos cumprimentos e muitos abraços.

No dia em que fiz nove anos, meu pai tomou-me pela mão e levou-me para o comércio; fiquei extasiada! A mão forte de meu pai segurando com força minha mão de criança... Meu entusiasmo não cabia no peito. Não importava o sol inclemente da cidade, às duas horas da tarde, não importava o passo apressado em meio aos buracos das ruas de barro, para acompanhar o andar daquele homem alto e forte; era o meu pai.

Assim, entramos numa modesta lojinha da rua Barão do Rio Branco, e as luzes dos meus olhos tornaram-se mais intensas: pequenos brincos de ouro enfeitados com pedrinhas, sobre um veludo grená, e a voz forte do meu pai: - Escolha!

Sem entender direito o que estava acontecendo, afinal eu não tinha nenhuma joia, apontei timidamente para um par de brincos que ficavam pendurados nas orelhas, balançando de acordo com os movimentos da cabeça. Ao olhar meu rosto no pequeno espelho sobre o balcão, percebi que meus olhos brilhavam como as pedrinhas do brinco. Eu estava tão bonita...

Não sei o que foi feito dos brincos, mas sair com meu pai foi o presente mais bonito de minha vida.

Se fosse possível voltar a viver algum momento do passado, certamente eu escolheria aquela tarde ensolarada, em que meu pai segurou a minha mão e levou-me ao modesto comércio de nossa pequena cidade.

Na vida, precisamos de graça e gentileza.

FIM

Mara Serfaty
Enviado por Mara Serfaty em 17/04/2025
Código do texto: T8311786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.