Pitangui revisitada

Tinha uma balada tocando, água do mar, que eu não conhecia ainda, marcava o compasso da minha despedida. Há muitos séculos atrás - ou foi anteontem? - eu fui te deixando, deixando, aquele misto de querer ficar, mas sabendo que era hora de largar o ninho, a barra da saia da mãe, o meu cantinho, minha cidade natal. Afinal, a vida acenava na virada da serra com seus colares e contas preciosas. Na retina, retidas para sempre, certas vívidas imagens.

Fui-me embora, mas aqui ficaram gentes e casarões, lugares de verdade e lugares que só havia na minha cabeça. Umas pessoas se foram para o campo-santo, outras piraram, outras apanharam no rosto o rastro do tempo. Algumas ruas viraram quase outras, de antigo mesmo só o entortado das espinhas, muitos sobrados e casarões já tombaram, antes mesmo de serem tombados pelo Patrimônio Nacional, ah! vírus sem vacina da especulação imobiliária.

Mas hoje na parede minha retina topa com o passado em papel fotográfico. Já sei que a saudade não paga contas, mas não posso evitar de andar de-fasto, buscar na lupa da memória esses traços que não se apagaram nunca. Olha aquelas calças, aqueles vestidos, aqueles penteados. Engrapçado o calçamento com aquelas pedras... Meu tio apanhou ali muita pepita de outro. E aquele doido, se lembra, a gente mexia com ele e, de noite, morria de medo de ele vir pegar a gente. Era outro o tempo. E o trem-de-ferro? Pobre Brasil, ao invés de melhorarem as ferrovias, investiram nas rodovias e olha aí o preço que pagamos. E mais isso e mais aquilo, a nossa viagem na mágica fotográfica poderia prolongar-se pelos séculos e séculos, é só abrir os olhos, é só fechar os olhos.

Hoje, na parede, graças à arte e à técnica do fotógrafo, o passado suspenso, o tempo parado, o momento congelado. Aí no painel, para cada qual viajar como quiser, apreender o que puder . Na alquimia fotográfica, o retratista é um caçador de passarinhos, o tempo se aquieta, se deixa domar. Até parece que gosta de ser um beija-flor paralisado.

(Texto escrito para a 1ª Mostra de Fotografia em 1984 - Acervo de Raimundo Lino de Camargos, "Sunda" - Patrocínio: Boca da Noite - Rua Pe. Belchior, 64 - Kiko e Cézar - Apoio: Prefeitura Municipal de Pitangui - Gestão: Antônio Carlos Pereira Bahia, Secretário: José Eduardo Lopes Cançado)