Alice

Pobre menina dos cabelos longos e cacheados, tão cheia de dúvidas e rodeada de tantas certezas impostas. Sobrepostas em sua baixa estatura, suas mãos delicadas demais acabam não aguentando segurar o peso da vida. E de olhos fechados, foi ela correndo para o país das maravilhas, onde tudo é possível. Impossível é controlar a imaginação, ali todos os seus rabiscos não encorajados pelo mundo real tomam forma. 

Os animais estão sempre bem vestidos, as flores têm o costume de sussurrar uma canção de ninar e o céu muda de cor a todo momento. Seu melhor amigo é um chapeleiro tachado de maluco - só recebeu esse apelido depois que a garotinha contou sobre sua existência para a irmã mais velha. Alice sentia-se tão segura em seu paraíso secreto, que até parou de falar sobre suas aventuras para as outras pessoas, ela não queria ninguém bisbilhotando o seu mundo perfeito. 

A frequência de visitas ao país das maravilhas foi aumentando, o que antes eram apenas algumas horas, passaram a ser dias inteiros e depois semanas. Alice já não sabia muito bem onde estava, uma hora via pessoas de paletó, outra hora já não sabia de nada. Algumas vezes a encontraram deitada no tapete da sala, embriagada. Dizia que o país das maravilhas havia sido invadido, que o chapeleiro sumiu e os animais estavam se despindo. 

Não conseguia entender tudo que estava acontecendo, ficou muito tempo nesse paralelo e não percebeu que havia crescido, o mundo real estava confuso demais para aquela menina de olhos perdidos. Costumavam dizer que esse tal país nunca existiu, que era apenas um refúgio para menina de cabeça vazia e sua mãe alertou que moça sonhadora demais sempre fica para titia. Ela, que era desapegada dos pensamentos conservadores, tingiu o cabelo de azul e, já adulta, resolveu visitar seu refúgio, seu país das maravilhas, começou a escrever suas histórias vividas por lá, através de poesias.

“Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.” 

[Alice no País das Maravilhas]

― Lewis Carroll