MINHA HORA VAI CHEGAR...

MINHA HORA VAI CHEGAR... 

"Erga essa cabeça, mete o pé e vai

 na fé, / mande essa tristeza embora

/ (...) sua hora vai chegar"! 

Grupo REVELAÇÃO (trecho) 

Neste exato momento, num local ermo -- governos preferem ver a Cultura bem longe do povo -- onde foi erguido o Teatro Municipal (sem nome algum, até onde sei) meninas e rapazes bem jovens estão sendo laureados por terem classificado seus textos no primeiro Concurso literário de Ananindeua -- desconheço se houve anteriores -- e no primeiríssimo da Academia de Letras tão sonhada pelo combativo Lucinerges Couto. Parabéns ALANIN - Academia de Letras de Ananindeua... não me fiz presente por mero "capricho" do Destino, que "decide" por mim e, às vezes, contra mim. 

Me preparei para ir, "até a pé" disse eu a Lígia Saavedra, cantora "de mão cheia" e que me definiu como IMPRESCINDÍVEL ao evento. Mas, logo eu ?! (Esses "ditados" populares me irritam: se eu falasse sobre padeiros, pedreiros ou um lavador de carros a expressão se justifica, têm as mãos sempre ocupadas... mas, CANTOR ?!) E se eu disser que não fui... por causa de um RATO, alguém irá acreditar ? É a mais pura verdade ! 

Acordei saltitante e feliz, iria finalmente conhecer o tal Teatro, sonho maior de outro batalhador incansável, "Ramon Stergman", a merecer a honra, lá no Céu, de ver seu nome perpetuado cá na Terra. Já perto das 16 horas "tomo um banho de água fria" ! (E daí, pensa o leitor, todos nós tomamos !) Me refiro a "bomba" trazida pelo mano desastrado: estava desde 7 da manhã procurando o pacote de dinheiro (do BPC - benefício federal) que "escondera" sob o armário da cozinha. Chegara à conclusão que -- por tê-lo posto num saco de pão -- uma ratazana arrastara o "volume" para o seu ninho.

Argumentei que ainda tinha 130 reais comigo, dava para "nos segurarmos" até o dia do meu BPC sair. "APELOU": podia me suceder "algo" (?!) e ele ficaria "sem irmão e sem dinheiro"". Não, não temo a Morte, nasci e vivi num barraco bem ao lado de um "espaço" -- a famosa "Pedreira" -- onde toda noite os malandros jogavam "Ronda", trocavam sopapos e tiros, às vezes com os "tiras", os "ômes", meganhas. Mas, infelizmente, venceu mais uma vez a "ascendência" que ele teima em ter sobre mim, embora eu me considere "vingado": na "sucursal" do "Lixão do Aurá" -- que nossa casa é -- ele não vai encontrar nunca esses 500 REAIS e a ratazana sortuda irá criar seus "ratolinos" em... "berço de ouro".  (*1)

Imagino nesta Festa das Letras os jovens classificados todos muito felizes, a receber dos mais velhos A MISSÃO de defender e de LUTAR pela Cultura, através da Literatura. Fizemos nossa parte, meninas e meninos, agora é a sua vez ! Porém, não se iludam, ESCREVER é um trabalho imenso de... REVISÃO, pois os erros e frases tortas "se camuflam" aos nossos olhos embaçados pela vaidade. Todo cuidado é pouco ! 

Um DIA DE GLÓRIA para a ALANIN, realizando plenamente seus objetivos e um dia inesquecível para essa juventude, com longo caminho literário pela frente. Parabéns aos jovens pela coragem de expor seus escritos ao olhar alheio, à crítica e a censura também. Nem todos têm este ânimo ! Adaptando a declaração da escritora Lúcia Pimentel Góes (sobre LIJ - Literatura Infanto-Juvenil) para este belo Concurso, repito que ele... "visa a formação do Leitor-Sujeito, isto é, o leitor ativo e criador, que redescubra a Leitura e o Mundo com um "olhar de descoberta" e encontre uma determinada "ordem" em meio à aparente "desordem" do Mundo atual". (in "Olhar de Descoberta" - edit. Mercuryo, 1996, SP).

Não se preocupem os que me prezam, meu trabalho tem qualidade e fará sucesso; o Destino decidirá o dia, mas "minha hora vai chegar", esteja ou não "por esses lados". O que é bom tem seu dia e sua hora ! EVOÉ !!!

     "NATO" AZEVEDO (em 25/set.. 2024, 21hs)

******

OBS: (*1) - a grana não estava em notas de 5 CEM REAIS, como pensei, mas em 10 notas de 50 reais, que ficaram pesadas demais pro animalzinho carregar. Após 4 ou 5 DIAS insistindo para que meu irmão procurasse, quando a "coisa" apertou ele decidiu "ir a caça" do tesouro. Remexeu uns 5 ou 6 isopores lotados de "porcarias" e achou a dinheirama toda esparramada num deles. A ratazana idiota "dispensou" a papelada colorida ficando apenas com o saco plástico. Ainda assim, uma das notas seguiu junto, mas ele recuperou 450 "paus". TEM SORTE esse meu irmão !