UMA ADOLESCÊNCIA DIFERENTE?

Aproveitando essa onde de preocupação suscitada pela série inglesa adolescência, vou trabalhar pontos que me chamaram atenção nesses quatro capítulos que basicamente enfocam um assassinato envolvendo dois adolescentes acima de qualquer suspeita.

De imediato, partindo da realidade brasileira, temos oportunidade de assistir como evoluiu a questão de desvendar um crime, impressiona a agilidade da polícia britânica, com o agravante de pertencerem a corporação de uma pequena localidade.

Em poucas horas, investigadores juntaram fatos, e logo o responsável pelo crime, teve sua casa arrombada e invadida, por uma força policial desproporcional, mais tarde explicada pela gravidade dos fatos.

Por outro lado, todo aparato de cidadania fica a disposição da família, foco no acusado, que passa então por sabatina, que busca em última instância conhecer as razões que desembocaram naquele violento homicídio.

No caminho pela busca de fatos, que possam auxiliar paralelamente na elucidação do caso, somos apresentados ao sistema escolar da pequena comunidade. O enredo evidencia que práticas educativas ultrapassadas geram desinteresse e desrespeito entre o alunato, propiciando o surgimento de ambientes caóticos e nada produtivos.

O colégio apresentado nos remete diretamente ao hostil ambiente de trabalho, onde supostos educadores vestindo carapuça de carcereiros, evidenciam a falência dos atuais métodos, que os foram transformando em espaços de contenção, esquecendo o propósito original da educação, que visa desenvolvimento humano através do aprendizado. Ninguém consegue conversar, tudo é motivo de discussão na sala de aula, ou mesmo fora dela.

Impressionante esse disparate na capacidade de agir desses dois serviços públicos essenciais, a Educação e a Segurança Pública. O filme também brinca com a ignorância policial em relação aos códigos usados por jovens na internet, e parte da história só foi decifrada, quando o adolescente filho do policial destacado para o caso, passa a conhecer, pelo menos em parte, o significado da a princípio bobinha simbologia digital.

Talvez essa estratégia tenha sido a forma do diretor enfatizar a inadiável necessidade de serem tomadas medidas radicais na reforma do sistema educacional atual, e assim buscar prevenir que fatos como o relatado, volte a se repitir. Urge adaptar novas práticas pedagógicas às atuais demandas, buscando a promoção de um ambiente escolar mais eficiente e inclusivo.

O adolescente que atua como protagonista tem inteligência incompatível com sua idade real, o que comprova um desvio de personalidade, que só vamos ter acesso através dos questionamentos da psicóloga, nos encontros em que busca decifrar o enigma.

Por fim, no último capítulo vamos vivenciar todos problemas porque passa sua família, uma atitude que bem evidencia todos preconceitos que uma localidade de pequeno contingente populacional impõe a seus moradores.

Vale aqui também citar a extrema habilidade de conduzir o filme praticamente sem cortes de sequência, mostrando habilidade extraordinária de concatenação no desenrolar do filme.

Não precisa ser vidente, para adivinhar que outras histórias virão, afinal o sucesso foi esplendoroso, deixando claro, que neste universo conturbado apresentado, ainda propicia a elaboração de outras histórias, borbulhando a espera de serem contadas

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 30/03/2025
Código do texto: T8298110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.