O TEMPO É OUTRO

Francisco de Paula Melo Aguiar

De tanta tolerância à intolerância o ano ainda neófito no cotidiano brasileiro via o mundo policial faz prender e publicar em todos os meios da mídia falada, escrita e visual e suas redes sociais da Internet o inusitado curso de "formação para golpistas", realmente é algo inédito se não fosse crime à luz da legislação nacional, da ética e dos bons costumes.

E a UOL enfatiza o caso dizendo que: "Homem é preso com 180 mil cartões clonados e suspeito de ensinar golpes" (UOL/SP, 05/01/2025).

E a UOL argumenta ainda que o "Homem foi preso com mais de 180 mil cartões clonados em seu computador, em Rio das Ostras (RJ), em dezembro de 2024. Segundo reportagem do Fantástico deste domingo (5), ele tinha uma escola online para estelionatários, em que vendia informações sigilosas para interessados em aplicar golpes".

Só Deus, o Grande Arquiteto do Universo na causa.

E de fato a UOL diz também o que aconteceu, afirmando que: "O suspeito, conhecido como Banucha Gomes, mantinha a loja "Brasil Store", em que vendia dados para golpes e dava aulas, segundo a polícia. Era possível comprar dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas, como score (nota de crédito), endereço, informações sobre dívidas. E também comprar dados de contas laranjas para receber e enviar dinheiro de golpes" (UOL/SP, 05/01/2025).

E a grande imprensa brasileira nos informa que: "Banucha ficou conhecido como "professor do golpe digital". Ele era como um "influenciador digital do crime". Ele ensinava o passo a passo de técnicas para conseguir as informações sigilosas e vendia cartões clonados" (UOL/SP; TV GLOBO/FANTÁSTICO/05/01/2025).

A mente humana é realmente terreno movediço em todos os aspectos com ou sem inteligência artificial.

E o marketing institucional da loja: "Brasil Store", responsável pela divulgação e venda do curso de formação para golpistas nos chama atenção e nos surpreende com o fato onde: "A Polícia Civil de São Paulo diz que Banucha tinha mais de 50 mil "alunos" cadastrados em seus sites. A estimativa é que o suspeito tenha vendido dados de mais de 10 mil cartões clonados só no final de 2024. Seu faturamento com "aulas para golpistas" chegava a R$ 1,5 milhão por mês, diz a investigação policial.(UOL/SP 05/01/2025).

É muita gente querendo ficar rica sem motivo à margem da ética humana.

O tempo é outro realmente, por que qual o curso de formação básica, técnica e ou de graduação universitária, por exemplo, tem facilmente mais de 50 (cinquenta) mil alunos matriculados no Brasil e no mundo?

Assim como todo acusado tem o direito constitucional garantido pela Carta Magna de 05 de outubro de 1988, a "defesa disse ao Fantástico que as acusações são infundadas e que ele está à disposição da justiça. Já a polícia acredita que ele esperava ganhar muito dinheiro com as festas de fim de ano, mas 2025 o recebeu atrás das grades"(UOL/SP; TV GLOBO/FANTÁSTICO, 05/2025).

Isto representa a grande armadilha tendo como senzala a intenet com interação social em suas redes, pois, "... A única certeza é que o passado não pode ser desfeito, e o futuro é a soma de cada um desses passos", segundo o escritor português José Saramago (1922-2010), em Ensaio sobre a cegueira.

O ser humano arma e desarma seu teatro como quer, tudo é questão de escolhas entre o certo e o errado.

Infelizmente é este o cotidiano que pensamos que não existe e se existe apenas em obras de ficção nos best-seller traduzidos dos diversos idiomas para o nosso português falado nos brazis que conhecemos.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 06/01/2025
Reeditado em 06/01/2025
Código do texto: T8234912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.