O Diploma que Esperou 91 Anos ("O aprendizado é um tesouro que seguirá seu dono por toda parte; e, como as flores do caminho, é colhido em qualquer estação da vida." — Cora Coralina)
Na vida, às vezes, um sonho não tem prazo de validade. O tempo é apenas um número, incapaz de limitar nossa capacidade de realização. A história de Iolanda Ribeiro Conti, aos 91 anos, comprova essa verdade ao demonstrar que a vontade de aprender transcende a idade.
Em uma cerimônia memorável no auditório da Universidade Guarulhos, Iolanda, trajando beca e salto alto, carregava um buquê de flores enquanto subia ao palco. Seu sorriso radiante refletia a conquista de um sonho há muito aguardado: o diploma do ensino médio.
Natural de Piranguçu, Minas Gerais, Iolanda iniciou sua jornada de trabalho aos oito anos na roça, dividindo-se entre o labor e o cuidado com os irmãos. Aos 11 anos, mudou-se para São Paulo sob a promessa de educação que se converteu em mais trabalho. Anos se passaram entre padarias, lavanderias e faxinas, mas o desejo de estudar permaneceu vivo em seu coração.
Aos 85 anos, com o apoio da filha Vera Lúcia, fisioterapeuta, Iolanda viveu um momento histórico: escreveu seu próprio nome pela primeira vez. "Eu vi que minha mãe queria aprender mais. Ela estava presa na primeira série há anos, mas a sua vontade de crescer era incansável", relata Vera, emocionada.
A matrícula no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Padre Conrado Sivila marcou o início de uma nova fase. Nem chuva nem frio a impediam de comparecer às aulas. Após concluir o ensino fundamental, Iolanda alcançou em 2024, aos 91 anos, a formatura do ensino médio. "Chorei muito, porque vi que minha missão estava cumprida. Eu consegui evoluir, e agora ela também", compartilha Vera.
Para Iolanda, no entanto, esta conquista é apenas mais um degrau. Seu próximo objetivo é cursar nutrição. "Querer é poder", afirma com determinação. Vera permanece ao seu lado, apoiando incondicionalmente: "Se for preciso, vou com ela. Ela merece. Esse sonho é dela."
A trajetória de Iolanda nos ensina que a vida é um constante aprendizado. Sua perseverança questiona os limites que a sociedade impõe e nos faz refletir: estamos permitindo que o tempo defina nossos sonhos? Sua história prova que, quanto mais se vive, mais se aprende — e que a verdadeira idade está na força de vontade de continuar sonhando.
1. Como o trabalho infantil impactou o acesso à educação na trajetória de Iolanda e como isso reflete a realidade social brasileira?
2. De que forma o programa EJA representa uma política pública de inclusão social e qual sua importância para a democratização da educação?
3. Que aspectos da desigualdade de gênero podem ser identificados na história de Iolanda, considerando sua trajetória de vida?
4. Como a história de Iolanda questiona os estereótipos relacionados ao envelhecimento em nossa sociedade?
5. Analise a relação entre educação e mobilidade social a partir da transformação pessoal vivida por Iolanda aos 91 anos.