O VERDADEIRO MLAGRE BRASILEIRO

OBS: por estranha coincidência, nesta semana estive debatendo com um amigo SOBRE AS VITÓRIAS do povo negro frente as dificuldades e injustiças, nestes 3 SÉCULOS de racismo persistente sustentado no Brasil. Ele discordou do termo VITÓRIAS... pois aqui está o depoimento de uma jornalista negra reforçando os meus argumentos, principalmente na área DA CULTURA, em todos os países. O Negro VENCEU, apesar de tudo !!! (NATOAZEVEDO)

*****************

O VERDADEIRO MILAGRE BRASILEIRO

Na antevéspera do Natal quero falar do que considero o verdadeiro milagre brasileiro. Para mim, cada uma das mais de 112 milhões de pessoas identificadas como negras (IBGE) deste país é um milagre ambulante. Fruto produzido por uma gente extraordinária, extremamente resistente e potente, que sobreviveu aos castigos mais cruéis já impingidos a um ser humano. A população afro-brasileira é a encarnação da superação da brutalidade do tráfico transatlântico e da escravização colonial dos séculos 16 a 19. Prova viva do sucesso dos ancestrais em driblar o abandono público, as inúmeras tentativas de apagamento, a eugenia e a negação da cidadania. Apesar de tudo, ainda estamos aqui.

Constituímos no Brasil a maior nação negra fora da África. Até hoje convivemos com o racismo, com a intolerância ao nosso Sagrado, com a marginalização de nossa existência e com uma lista enorme de coisas abjetas. Contudo a ascendência africana está presente não só no sangue que corre nas veias dos pretos e pardos mas também em quase tudo por aqui, da culinária à Cultura. Está na Pequena África (RJ), onde se localizam o Cais do Valongo, porta de entrada do maior contingente de escravizados das Américas, a Pedra do Sal, onde vive uma comunidade remanescente de quilombolas; e o antigo Cemitério dos Pretos Novos, onde foram descartados milhares de corpos negros mortos na chegada a estas terras.

Encontra-se no Pelourinho, onde os escravizados eram castigados e atualmente é região turística da primeira capital do país, Salvador (BA). Está impregnada em cada palmo de chão da potência agrícola erguida com trabalho forçado de homens, mulheres e crianças negras.

É um milagre sermos a maioria do povo de uma República em que o Estado, por meio da polícia, matou um negro a cada quatro horas em um terço das unidades da federação (Rede de Observatórios de Segurança). Não um "milagre qualquer", mas um fenômeno produzido pela resiliência de um povo que teve e tem inteligência emocional para lutar pelo direito de existir numa Sociedade que insiste em negar sua humanidade. Feliz Natal para todos !

ANA CRISTINA ROSA (in "Diário do Pará", em 23/dez. 2024, pag. B10)

***********

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

************

No link abaixo, alguém QUE VENCEU todas as adversidades: MUSSUM !

https://www.facebook.com/paulistasnosamba/videos/624814583208357