CRÔNICAS - COM CINCO ANOS CONHECI O AUTOR DA FRASE:- FI-LO PORQUE QUI-LO!!!

CRÔNICAS - COM CINCO ANOS CONHECI...JÂNIO DA SILVA QUADROS...

Exatamente como o meu pai era vereador do PSD de Martinópolis, e toda comitiva do Governado do então de São Paulo, Janio Quadros estaria na cidade de Presidente Prudente distante apenas a 36 km de Martinópolis, lá fui eu com o meu pai querendo que eu conhecesse tal senhor querido pelo povo!!!

A mim nem tinha ideia de quem era e o que ele era, somente sabia que já tinha vereador e prefeito da Cidade de São Paulo, e agora governador do Estado de São Paulo, e o meu pai fez questão de me apresentar a ela que cumprimentou:-

- E você quando crescer o que vai querer ser??? Vereador como seu pai? Ou governador como eu?

- Não sei!!! Respondi a ele...

- Não seja político que não vale a pena... ser honesto que todos querem te derrubar!!! Aconselha ele e claro aqui ficou martelando na minha memória de criança se não vale a pena porque ele e o meu pai adoram ser políticos???

Foi a minha primeira vez de conhecer alguém político além do meu pai que o ajudei com os meus 9 anos já sabendo escrever usando a metade da lousa e assim dar aula a noite aos adultos para que pudessem aprender a ler e escrever, e assim tirar seu título de eleitor e naturalmente eleger o meu pai vereador de novo.. e claro com mais 400 votos de todos os colonos que trabalhavam na fazenda da família de mais de 3 milhões de pés de café, e que também eu quando criança ajudei dar água as plantas mudas de café num viveiro dentro da mata ciliar, próxima ao lago de água de um riacho com nascedouro na nossa fazenda e eu cuidava de todos as mudas dando água pela manhã e a tarde!!!

Nasci no município de Martinópolis, bem próximo a cidade de Presidente Prudente que é bem mais conhecida por todos, mas me orgulho da minha cidade natal, pois foi nela que aprendi a estudar inicialmente numa escola de primeiro grau, onde andava cerca de 3 km para ir e mais 3 km para voltar e por 3 anos pois só tinha até o terceiro ano e depois teria que me mudar para escola da cidade de Martinópolis distante mais de 5 km por uma estrada de terra batida onde de vez em quando só passava trator devido milhares e buracos feito pela chuva que jamais um carro de passeio teria condições de por ali passar!!!

O ônibus que passava a cada 3 a 4 horas entre um e outro era o mesmo que iria até Teçaínda a 18 km da cidade e um vilarejo com algumas casas de comércio e onde tinha o ponto final desse tal ônibus que circulava a cada 3 a 4 horas fazendo tal favor a todos nós cobrando barato pois nós estudantes ele apenas pedia uma doação pois a Prefeitura dizia que pagava mas não pagava nunca...

Peguei duas vezes mas uma vez acabou o freio e o ônibus desembestou a descer a ladeira em velocidade eu não pensei duas vezes pulei pela janela e me ralei todo... e nunca mais quis andar nesse tal ônibus que na verdade era um jardineira tão velha que tinha sido fabricada há mais de 20 anos e ainda andava até bem...

Assim que tive que ir para a escola da cidade eu levava alguns pedidos das casas que eu atendia levando legumes e frutas, que com o pagamento por elas eu comprava o meu lanche da escola, e ainda sobrava algum troco para os doces e um deles até hoje ainda adoro as paçoquinhas de amendoim!!!

Pois é, fui um bom aluno da Dona Neide que fui o terceiro colocado da classe na Formatura e ganhei um livro de Presente... Pinocchio de Carlo Collodi que não me esqueço que parecia até com ele... e o meu avô Jishiti ser o avô Gepetto do Pinocchio!!!

Como sempre fui um bom desenhista, pintei num vidro translucido com tinta óleo o Pinocchio fugindo do gato e da raposa ante da tinta secar totalmente coloquei um papel alumínio e virou assim um espelho que dei de presente a quem eu amava platônicamente a filha do dono da Concessionaria da Aero-Willis em Martinópolis, a miss Simpatia da cidade... linda desfilando nas festa de apresentação dos novos carros lançados e ela como se fosse modelo!!!

Nota do autor:- Foi assim que me apaixonei pela minha primeira vez aos 11 anos por alguém mais velha do que eu e naturalmente até mais alta do que eu!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 23/12/2024
Código do texto: T8225266
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.