QUE "SALADA", TIA LAURINHA !
QUE "SALADA", TIA LAURINHA !
"Salada", segundo nossos tataravós, era qualquer estória que misturava um monte de coisas diferentes, tornando-a difícil de ser "engolida", digo, entendida. Não há "salada" alguma no texto da jornalista Laura Vasconcelos sobre as "BoyBands", Bandas de garotos ou rapazes, nem sempre muito másculos, estas e estes surgidos dos anos 1980 para cá. Curiosamente, o público do Funk antigo -- que originou a Disco Music e tudo o mais -- era quase totalmente de homens, masculino. Mulheres na platéia só os Beatles tiveram ou, no Brasil da mesma época, o pessoal da Jovem Guarda.
A articulista dá logo "uma rasteira" em quem pretendia contestá-la: "embora seja uma (ou sua) história das Boybands, trata-se de um... RESUMO"! E bem sintético, pelo que se vê ! Se os Beatles -- em filmes e fotos -- confirmaram a histeria feminina 9e sua gritaria) desconheço se tal fato se repetiu com o "Jackson Five" enquanto Grupo... antes deles só Johnny Rivers ou o jovem mexicano "Ritchie Valens" -- autor de 'Donna' e "La Bamba" -- precocemente falecido aos 19 anos, num desastre aéreo.
A jornalista prefere "ignorar" os BEE GEES (nem falo de Gay Glitter, star-solo já pelos 30 anos) que foram quem iniciou toda essa fase de vozes meio infantis, quase femininas, além de serem irmãos, 2 deles, salvo engano. Ainda nos anos 1970, quase no final deles, meu amigo Armando -- cadete na Escola Naval -- morria de paixão pelos "boyzinhos", eu de olhos arregalados vendo sem crer aquela "frescura" toda.
Passei os anos 1980 inteiros "no mato", boa parte do tempo sem luz elétrica, rádio ou TV. Logo, não acompanhei felizmente o desenrolar desses Grupos que ela cita ao longo de seu curioso artigo "História das Boybands - um Resumo", deixando de lado Bandas femininas (com público idem) como "Suzy Quatro", as "Spice Girls" e, no Brasil, as 4 ou 5 cantantes do 'Rouge", que seriam Grupo VOCAL, não exatamente Banda. (*1)
Onde entra a maior "Banda" jovem (uma MIXBand ?) dos anos 2000, fora do México, o famoso RBD ?! Não entra na relação, suponho que por não tocarem, exceto o chato A. Herrera. Desconheço o som de todas as 9 ou 10 Bandas citadas pela moça -- sou rockeiro empedernido -- mas gostaria de esclarecer que foi o Festival WOODSTOCK 1969 que uniu homens e mulheres em torno de um tipo de música. Antes dele, Bandas de ROCK quase não tinham público -- tocavam nas garagens de casas modestas -- e macho (?!) só falava de corridas (todas elas), de "Telecatch Montilla" e, claro, de mulheres, de preferência peladas, desde que não fossem as deles.
Me parece que quase todas as Bandas retratadas (New Kids on the Block, Back Street Boys, NSync, Take That, Boyz II Men, Hanson, One Direction, etc) largaram o discurso rockeiro antigo de contestação ao "Sistema" e se preocuparam mais em "VENDER modismos" em termos de roupas, de cabelos, tatuagens, piercings, etc e a música que fazem é só... um DETALHE !
Ah, precisam ser bonitinhos, mesmo com olheiras, ar de "zombie" e piercing no nariz e nos lábios. Tudo começou na Inglaterra, como sempre... roupas de couro, "modelitos" de filme de terror e, claro, vozes afeminadas. Agora, chegamos ao Oriente, ou melhor, a Ásia: o Japão saiu na frente, desde os anos 1980, com seus ANIMES, mangás, roupas extravagantes e os "cosplayers". As Coréias só "copiam"... num tardio "grito de liberdade" num tanto estranho em países tidos como "comunistas".
A sobrinha da Tia Laura -- se for REBELDE pra valer -- não irá gostar, é tudo muito certinho, igualzinho, parece uniforme colegial. Em pouco tempo cansa... música real, queridinha, só de 1980 para trás. O que temos hoje é "barulho" ! Embora o texto da escritora tenha visado Grupos da Europa e USA, tivemos 'BoyBands" com sotaque LATINO (além do KLB) como os "Menudos" e seu "alter-ego nacional", o pessoal do "DOMINÓ", quase 20 anos "na estrada". Fora eles, arrisco citar os "Mutantes" com Rita Lee (até certo ponto), 'Secos & Molhados", "Mamonas Assassinas", "Barão Vermelho", "RPM" e o extravagante "Jota Quest". Bem lá atrás (1965/75) temos "Renato & seus Blue Caps", os 'Golden Boys" e "The Fevers"... quem quiser DISCORDAR, fique à vontade !
"NATO" AZEVEDO (em 22/nov. de 2024, 21)
OBS: "Balão Mágico" e o "Trem da Alegria" seriam... KidBands ?!)
(*1) - a Banda "ROUGE" logotipo RGB... lembra quem ?!) foi um belo projeto do sempre inovador Gugu Liberato (TVSBT), entre 2002/4. Rendeu 3 CDs e vários shows, além de uma "extensão de calças" o 'BR'OZ", de curta duração.