ÚLTIMO ATO

Essse calor absurdo que tomou conta tá de todo planeta, secando rios, derretendo geleiras, aquecedo oceanos, aumentando o nível dos mares, e que tem provocado incendios devastadores, já era previsto por cientistas a mais de meio século.

Líderes mundiais ignoraram os insistentes apelos da comunidade científica internacional, para redução dos gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Preocupados em manter o pib de seus países, e alguns privilégios políticos, fecharam os olhos, e lavaram as mãos como Pilatos, e a conta chegou, infelizmente.

Apesar da mídia, através dos meios de comunicação falada escrita e televisada, e em muitas revistas de cunho científico, há décadas vir batendo na mesma tecla, a grande massa humana, obrigada a trabalhar dez horas por dia pra manter o pão na mesa e os boletos em dia, não tem muito tempo de ficar espiando pela janela e ver como o mundo mudou. E mudou muito,mas mudou para muito pior.

Como estamos caminhando ligeiro para a beira do abismo!!!

Há pouco mais de setenta anos fomos alertados pela comunidade científica, que se não reduzissemos a emissão dos gases dos motores movidos a combustíveis fósseis, em cem anos a temperatura da terra subiria um grau e meio a dois graus e as consequências seriam desatrosas. Nem ligamos.

Foi preciso apenas quarenta e seis anos para alcançarmos dois graus. As águas dos oceanos se aqueceram liberando milhares de toneladas de vapor na atmosfera, criando monstros como o furacão Milton, que de tão grande, teremos que inventar uma nova escala de grandeza para inclui-lo.

Pra confirmar a apreensão dos cientistas, geleiras pré-históricas como as da cordilheira dos Andes e as dos Alpes Suissos, já reduziram pela metade; e os gelos eternos dos polos, norte e sul, estão derretendo assustadoramente.

A elevação dos níveis dos oceanos já é um fato. Os países baixos como a Finlândia e seus visinhos estão ameaçados. Muitas cidades litorânea pode desaparecer. Aqui no Brasil, mais especificamente na Bahia, o mar já avançou quase um kilometros, destruindo casas e rodovias.

A NASA com seu grupo de cientistas, revendo as planilhas que trata desse assunto, chegaram a conclusão que temos apenas cinco décadas, para trocar nossa matriz energética, baseadas em combustíveis fósseis e carvão, por energia limpa, evitando assim o Apocalipse.

A terra geme como em dores de parto esperando ansiosamente que o homem assuma, seu papel de líder entre todos os animais do reino, e único com o dom divino do discernimento, e salve a sua raça e o planeta, erradicando todos os motores movidos a óleo Diesel e gasolina, por motores elétricos, a alcool, a gás. Fechando as termos elétricas, e todas as siderúrgica que existem no mundo, sobre tudo na Europa e na Ásia, que utilizam o carvão mineral como fonte de energia. Se não fizermos a lição de casa nesses cinco anos, passaremos do último ponto de retorno. Então...

Se ouvesse um consenso global, e essas medidas fosse tomadas, o que fazer com tsunami social, gerado pelo desemprego e provalmente com nosso sistema capitalista? Porquê sabemos que o planeta é movido a petróleo.

Parafraseando meu pai, homem simples, de pouco estudo, mas de muita sabedoria: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

Apucarana, 10 de Outubro de 2024

Gilberto F Lima.