O Protagonismo Brasileiro Num Frutífero 'Bate-Papo' Entre Putin e LULA

O Palácio do Planalto, informou hoje; quarta-feira 18/09 em um comunicado, que presidente russo Vladimir Putin telefonou para o presidente LULA para manifestar solidariedade ao Brasil no enfrentamento destes incêndios florestais que acontece em meio a esta terrível e histórica seca estão acontecendo no território brasileiro, ocasião em os dois dirigentes aproveitaram também para conversar sobre as relações bilaterais entre os dois países, assim como também sobre os temas que serão debatidos na reunião da cúpula dos BRICS, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro próximo, lá na Rússia; em Kazan ...

Segundo foi informado eles discutiram também aquela tão propalada proposta de paz que foi apresentada no fim de maio, após uma reunião do assessor especial Celso Amorim com o chanceler chinês Wang Yi, numa tentativa dos governos do Brasil e da China de encontrar uma saída para esse conflito entre Rússia e Ucrânia no leste europeu, que teve o seu início há mais de dois anos e meio, depois que as tropas russas invadiram o território da ucrânia, sendo que na semana passada, em uma entrevista que foi publicada pelo portal Metrópoles, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que esta proposta é destrutiva e serve simplesmente como sendo uma declaração política.

Vale lembrar que reiteradamente, seja na Organização das Nações Unidas ou até mesmo nos BRICS onde a Russia é um ds seus componentes; o governo brasileiro tem de forma clara e inequívoca condenado a invasão russa do território ucraniano...

Mas fato é que só ao defender esta tese de que o diálogo entre Russia e Ucrania é de fundamental importância para que se possa encontrar uma solução pacífica entre estes dois países, já é uma clara e inequívoca demonstração de que o presidente LULA está com isso, caminhando forte-e-firme e a passos largos no sentido de devolver novamente ao nosso País o seu papel de protagonista na política mundial, tirando-o assim daquele 'mitológico lixo' em que ele foi colocado naquele pífio 'des-governo anterior', onde aquele nosso presidente -em 2021- teve até que se sujeitar a comer cachorro-quente nas ruas de Nova Iorque para matar sua fome...