"UM VOO DE GALINHA"

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024.

O atual cenário político nacional está um tanto quanto confuso, mesmo que num plano mais baixo do que em eleições presidenciais, haja vista que nesta próxima, eleger-se-á, por parte de cada eleitor, apenas um prefeito e um vereador em cada um dos municípios do país. E são 5.565 municípios no país.

Desse total, talvez a eleição mais complicada será a da cidade de São Paulo, onde quatro dos candidatos possuem um respaldo maior por parte do eleitorado. E destes, o mais complexo é Pablo Marçal, que tem despertado a curiosidade geral pelas idiossincrasias que têm apresentado atualmente.

Têm-se a impressão dele buscar tentar passar uma imagem um tanto quanto confusa para todos, haja vista que é considerado como um personagem de uma circunstância qualquer, surgido do nada politicamente, despertando, no mínimo, um certo grau de curiosidade em quase todos.

De exemplos como esse a população nacional conhece bem. Outros exemplos disso já ocorreram em eleições passadas. O que chama a atenção é a sua presunção de ser o "tal". E age descompromissadamente, assumindo uma posição de franco atirador, sem ter o que perder. Pelo menos momentaneamente.

É interessante perceber que esse estereótipo de candidato eleitoral desperta interesse em muitos. Talvez pelo aspecto da descontração. E ele age apelidando seus concorrentes, bem como fazendo chacotas de alguns deles. Pode ser que fale a verdade, mas também que fuja dela. Isso só o tempo poderá dizer.

Infelizmente, não é desse tipo de candidato que o eleitorado precisa. Ele, inclusive, busca tomar o lugar do Ex-Presidente Bolsonaro, no plano nacional, agindo como ele em muitas das ocasições que têm se apresentado. Digamos que, num aspecto até beligerante, como o ex-Presidente. Também já ensaiou passetata motociclistíca em São Paulo.

Concluíram algumas de suas mentiras vida afora. Isso sem contar que até já se passou como um milagroso pastor, curando fieis em determinada igreja evangélica. E isso foge ao bom senso para quem pretende votar num candidato dotado de seriedade plena, o que parece não ser seu caso.

De qualquer forma, sempre teve-se surpresas em eleições. Algumas agradáveis e outras não. Diversas delas, frustrantes e decepcionantes. Talvez Pablo Marçal esteja incluído nesses ultimos tipos de surpresas. O jeito é aguardar o fim dessas eleições e ver quem as vencerá.

Dele pode-se afirmar que é um comprador de confianças. E paga muito bem por isso. Talvez esteja aí a explicação de todo o seu sucesso em sua vida privada. Só não dá pra prever se isso durará muito tempo ou seja como aquele tipo de comparação que fazem para algo passageiro:"um voo de galinha". É pagar pra ver e só!

*Em tempo: esta matéria foi desenvolvida no Domingo, antes dos acontecimentos do debate entre os candidatos de São Paulo, onde a baixaria tomou conta por parte do candidato Datena que de modo repentino resolveu dar uma cadeirada no candidato Marçal. Claro que ele usará isso a seu favor junto aos eleitores.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/09/2024
Código do texto: T8152682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.