ONDE ESTÃO AS FORÇAS ARMADAS?

Parece que mudanças climáticas não respeitaram aquela velha crença que definia Deus como cidadão brasileiro, se bobear até com CPF, para a receita federal poder bisbilhotar sua vida financeira.

Vamos aos fatos, nunca antes na história desse país choveu tanto no mesmo lugar, e o azarado da vez foi logo o Rio Grande do Sul, um estado diferenciado dos demais, com sotaque próprio e clima subtropical e economia extremamente diversificada. Mas, infelizmente nada disso impediu de ficar submerso por semanas. O país se sensibilizou com o drama gaúcho e fez das tripas coração para recuperar o naufragado estado.

A mesma água que sobrou no período no RS, agora ficou escassa em onze estados e no Distrito Federal. Todo mundo sabe que no inverno brasileiro diminui os índices pluviométricos, o que sempre propiciou uma maior possibilidade de incêndios independente se provocados ou não.

Desta vez houve exagero na dose de seca, parece que Deus tirou férias, e nem se deu conta da fornalha que tomou conta do país, até frentes frias entraram em recesso, sabe-se lá por que.

A ausência delas fez a temperatura disparar para cima, e acredite se puder, mesmo com dias menores, devido à inclinação de nosso astro rei para norte, mesmo assim conseguimos bater um recorde inacreditável, o dia mais quente do ano cair no meio do inverno.

Vocês mais ligados aos fenômenos meteorológicos devem lembrar aquela fábula chamada de rios aéreos, que ao receber umidade do Oceano Atlântico, e penetrar pela baixada amazônica ficava caudaloso, só quando encontrava a Cordilheira Andina alterava sua rota, passando a despejar essa umidade ao longo da região centro-oeste para depois desaguar no sudeste.

Bom, com o norte seco e queimando, o centro-oeste seguindo similar tendência incendiária e o sudeste ardendo em fogo, os rios aéreos alteraram sua composição, agora recheado de pesadas nuvens compostas basicamente de fumaça e fuligem.

Quem observa o céu nestas regiões já constatou que o sol adquiriu nova coloração, e claro, essa nova tonalidade também pode ser verificada no satélite natural da Terra.

Para piorar mais a situação, a atmosfera desses onze estados se transformou numa massa de componentes químicos, que interfere negativamente na saúde dos grupos etários extremos.

Quem ainda se recorda de Cubatão, está podendo recuperar uma poluição a altura na capital paulista, que já foi brindada inclusive com chuva negra.

Diante dessa catástrofe que deixou 60% do território coberto por espessas nuvens de fumaça, não dá para entender a imobilidade das instâncias federais, é claro que tanto o Senado, como a Câmara, apenas para variar persistem olhando apenas para seus respectivos umbigos, uma tradição que pode ser considerada como histórica.

Agora o executivo se manter inerte, choca, será que alguém precisa lembrar o presidente, que enquanto comandante chefe deveria mobilizar as forças armadas para patrioticamente deixarem seus importantes afazeres na caserna, para enfim dar razão a sua existência, enfrentando a guerra contra esses inimigos dos biomas nacionais, afinal suas tropas precisam de exercícios em campo

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 12/09/2024
Código do texto: T8149846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.