CRIME ORGANIZADO: QUEM SÃO OS CULPADOS?

"Paz, Justiça e Liberdade" foi no início e, é no presente o lema do fortíssimo primeiro comando da capital paulista mais conhecido como: PCC fundado em 1993 em Taubaté no interior de SP.

À princípio os fundadores "buscavam" o respeito pelo direitos humanos nas penitenciárias. Difícil acreditar que tinham em mente os interesses que se tem atualmente com uma força bélica, econômica e o recrutamento de novos faccionados.

Mas, assim como tudo na vida que inicia bem não é garantia de que terminará bem, o PCC também cresceu de maneira avassaladora não apenas dentro das cadeias e ruas paulistanas, mas também em outros estados e países.

Hoje, essa facção criminosa é vista não apenas como um poder paralelo ao Estado brasileiro, mas como parte integrante e altamente influente em inúmeros órgãos públicos (principalmente municipais) Brasil à fora. Embora o tráfico de drogas e os grandes assaltos continuem sendo o forte deles, eles também investem pesado no meio empresarial, imobiliário, esportivo, etc, lavando e lucrando "rios e rios de dinheiro.

É por isso, que hoje temos dois tipos de membros do PCC: aquele tipo mais comum de quebrada, das biqueiras, que fala na gíria e malandragem, e também o bandido educado, de terno e gravata que não levanta quase nenhum suspeita morando nos grandes e nobres bairros.

Mas a pergunta é: por que chegaram aonde chegaram? Resposta mais plausível, a meu ver, é: Culpa e maior responsabilidade do poder público brasileiro em suas três esferas: judiciário, executivo e legislativo (embora às famílias em muitos casos sejam responsáveis e culpadas também). Esses três órgãos que representam o povo são os maiores responsáveis pelo poder quase que incontrolável do crime organizado. São eles que deram ao PCC todo esse poder. Juízes que vendem sentenças, libertam mega traficantes tipo André do Rapp e estão maculados com a facção. Deputados e senadores que não buscam mudar, melhorar ou fazer cumprir às leis para uma maior punição também são. E, os nossos presidentes de FHC para cá, governadores de estado e prefeitos que em nome de votos fazem vistas grossas. Isso sem falar da corrupção que reforça ainda mais a força e poder dessa facção.

Enfim, o PCC está aí. A curto e médio prazo dificilmente haverá mínima solução para diminuir a sua atuação. Primeiro porque é preciso ter vontade. Segundo, seriedade e honestidade. Terceiro e, principalmente muita coragem.🤷🏽‍♂️

Danilo D
Enviado por Danilo D em 27/08/2024
Código do texto: T8138126
Classificação de conteúdo: seguro