Feio

Conversando com alguns colegas de trabalho conseguimos montar uma lista das pessoas mais feias de nossa empresa. A lista é pequena porque foram escolhidos os feiíssimos. Baseamo-nos na forma do rosto, falta de dentes, modo de vestir e outros defeitos que se reparam instantaneamente e que além de sobressaltar, assusta a quem os vê. A ordem não condiz com a posição no ranking, sendo que para isso seria necessária uma votação mais criteriosa e sem sentimento para não mascarar a escolha.

Começaremos com Antônio Pilloto, o Belo. Ganhou esse apelido numa forma sarcástica de contemporização, pois seu corpo é esquelético, tem os cabelos lambidos e um rosto irregular na sua forma. O Belo tem, porém, uma cultura de causar inveja a qualquer mortal. Tem conhecimento vasto de vários assuntos, já que lê tudo o que lhe cai nas mãos.

De Godirro Farina temos pouco a comentar porque ele tem um papel de destaque na empresa. Conhecido pelos seus colaboradores como o Máscara, tem um rosto fino, onde se destaca seu grande queixo. Quando o Máscara fuma, suas maçãs (podres) do rosto se comprimem, enfeando-o mais ainda.

Um destaque entre os mais feios é o retreiro, apelido dado ao operador da retroescavadeira. João Corrêa Falésio é feio de nascença, pois quando veio ao mundo, sua irmã pensou que sua mãe havia ganho a cegonha e deixado o bebê ir embora.

Temos também feio internacional como o Luiz Cashuo, conhecido por seus colegas de trabalho como Toshiba. O Toshiba além de feio é conhecido como dedo duro e traíra.

Não poderíamos de deixar de lado a mulher. Conhecemos uma que não faz jus pertencer a um sexo tão venerado, idolatrado e que inspira os grandes poetas. Seu nome Nanci Rius e seu apelido é Top Model. Ganhou essa alcunha graças as suas indumentárias que pertencem ao século passado. Não se sabe onde ela arranja aqueles “modelitos”, que por onde passa arranca olhares assustados e comentários irônicos.

Em nossa empresa temos homens fortes que trabalham de sol a sol. Houve um que não aguentou o tranco e no terceiro dia, sob um sol escaldante teve que ser levado ao hospital, quase desmaiado. Só em olhar para a sua cara todos se padecem dele. Pedro Coelho suportou a lida diária por somente quarenta dias. Desmaio, como ficou conhecido, pediu as contas e foi trabalhar de coveiro. Obtive informações de que algumas pessoas já se assustaram com ele no cemitério e saíram em disparada.

Adilson Seemana, o Xaropinho, além de feio é chato, um xarope. Vive sempre se desculpando das mancadas e em vez de tomar xarope, deveria tomar Semancol, um remédio indicado para a pessoa se tornar mais simpática e aceitável por seus colegas.

Minha maior preocupação é a de que eu faça parte de alguma lista de feios.

Espero, porém, não fazer parte de outra lista a de ... ou então a de ...

Aproveito para colocar duas frases comparativas da tradição gaúcha:

Mais feio que...

- briga de foice no escuro.

- que indigestão de torresmo.

Aroldo Arão de Medeiros

04/05/2005

AROLDO A MEDEIROS
Enviado por AROLDO A MEDEIROS em 12/11/2024
Código do texto: T8194968
Classificação de conteúdo: seguro